Quais cuidados deve-se ter no manuseio de Gás Refrigerante?

O Gás Refrigerante, também conhecido como fluido, é um dos itens mais essenciais na rotina de um refrigerista. Sem ele, nenhum sistema de refrigeração consegue desempenhar seu papel e, portanto, um bom técnico de refrigeração precisa saber manusear bem esse recurso. Procedimentos vitais em qualquer instalação ou manutenção em aparelhos de ar-condicionado, geladeiras e outros sistemas de refrigeração mudam drasticamente de acordo com o fluido refrigerante usado. Sendo assim, você sabe quais os cuidados necessários para usar alguns dos principais fluidos do mercado? A Eletrofrigor vai te ajudar a se manter mais seguro e a ser mais eficiente.

Qual o tipo de Gás Refrigerante mais usado na Refrigeração? 

Atualmente, existem dois tipos de fluidos refrigerantes sendo comercializados, os sintéticos e os naturais. Os fluidos sintéticos são produzidos em laboratório, sendo mais baratos e mais simples de se aplicar. Já os fluidos naturais podem ser encontrados na natureza. Normalmente, eles são mais eficientes, porém, mais caros. Dentre os fluidos sintéticos mais utilizados temos o R22, R141B, R404a, R410a, R32, R134a e o R407c.  Já dentre os fluidos naturais mais usados estão o R290 e o R600a, fluidos bastante inflamáveis.

Na Eletrofrigor você encontra os principais fluídos refrigerantes usados no mercado e se mantém atualizado das novidades do setor!

Quais cuidados devo ter no manuseio de um Fluido Refrigerante?

Muitos fluidos refrigerantes são inflamáveis e requerem um cuidado especial em seu uso. No entanto, até mesmo aqueles que não são inflamáveis precisam de cuidados especiais. Caso contrário, podem causar acidentes. Portanto, aqui vai uma lista de cuidados que você precisa ter na hora de manusear qualquer gás refrigerante. 

Atente-se à temperatura de armazenamento

Fluidos refrigerantes se dilatam com o aumento da temperatura, você sabia? Se armazenado em um lugar quente, é possível que a botija ou garrafa exploda, causando graves acidentes. É por isso que seu armazenamento deve ser feito em lugar fresco. Então, fique atento, nada de armazenar suas botijas de gás dentro de carros ou lugares abafados durante dias quentes. 

Pese a garrafa antes de transferir o fluido

Antes de retirar uma carga de fluido ou aplicá-la em qualquer sistema de refrigeração, pese o cilindro de armazenamento com uma balança digital para refrigeração.

Devido à expansão do fluido refrigerante, é indispensável que as cargas de fluido sejam precisas. Dessa maneira, você evitará a sobrecarga do recipiente e os acidentes que isso traria.

Fluido Refrigerante – Quais são os Cuidados Necessários?

Nunca reutilize cilindros descartáveis

Cilindros descartáveis são feitos apenas para descarga. Esse tipo de cilindro não possui válvula de segurança, o que torna impossível controlar a pressão de entrada do fluido e pode gerar graves acidentes.

Sempre use equipamentos de segurança

O uso de EPIs, equipamentos de proteção individual, não é frescura. Sempre faça o uso de luvas e óculos de proteção. Evite também manusear os fluidos refrigerantes em áreas sem ventilação. Muitos desses gases são tóxicos e podem causar danos à sua saúde.

Gostou desse texto? Então você vai querer ler esses daqui também:

Conteúdo da Postagem

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook

Leia outras publicações:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *