Qual o melhor Vacuômetro Digital?

  • Ferramentas
  • 0 Comentários
Qual o melhor Vacuômetro Digital?

Sem um vácuo profundo, o cuidado na instalação de um sistema de refrigeração pode ser todo em vão. Para ter certeza de que o sistema está totalmente isolado, no entanto, um medidor de vácuo eficiente é essencial. Afinal, qual o melhor vacuômetro digital no mercado atual? 

Não sabe a resposta? Nós comparamos os três principais vacuômetro digitais disponíveis no mercado, o TESTO 552, o DV-22N da JB e o Mastercool 98061. Vem descobrir a resposta com a gente!

Afinal, qual a importância do Vácuo no sistema? 

Em um sistema de refrigeração fechado, é importante que não haja nenhum tipo de umidade ou impureza, ou seja, o vácuo. Nesse processo, a utilização de um bom vacuômetro é essencial para o sucesso no processo de carga do gás refrigerante.

Garantir a efetividade desse processo é importante porque, na presença de umidade, todo o sistema é afetado. O compressor corre risco de ser danificado e o fluido refrigerante não produz a troca de calor.

Sendo assim, a umidade pode gerar graves problemas no compressor e na evaporadora, criando blocos de gelo e até compostos ácidos provenientes das reações químicas.

Você conhece o DV-22N da JB?

O vacuômetro digital da JB é um equipamento resistente e de qualidade superior. É capa de medir um vácuo de 25 a 9999 mícrons, tendo sete escalas de leituras: microns, psi, inhg, mbar, pascal, torr e mtorr. Tem uma saída de ¼”. 

O DV-22N também é compacto, apresentando em sua tela todas as funções necessárias para a realização de uma leitura apurada. Seu display possui uma luz interna, possibilitando a leitura também em condições noturnas. 

A JB é uma tradicional empresa norte americana, muito conhecida pela qualidade de seus produtos.
A JB é uma tradicional empresa norte americana, muito conhecida pela qualidade de seus produtos.

Além disso, possui um alarme sonoro distinto, que tem a função de avisar quando o dispositivo detecta a medição configurada, que pode ser  50, 100, 250, 500, 1000, 1250, 1500 ou 2000 mícrons. O DV-22N também permite a conexão direta com a unidade condensadora, sem o uso de mangueiras.

O TESTO 552 é um equipamento de referência

Um dos equipamentos mais queridos por técnicos refrigeristas, o vacuômetro TESTO 552 é um equipamento compacto, leve e funcional. 

Além de medir a pressão em um sistema de refrigeração, o equipamento também é capaz de medir a temperatura de evaporação da água, temperatura ambiente e a diferença de temperatura DeltaT.

O Testo552 carrega o nome de peso da sua fabricante, muito conhecida no ramo da refrigeração.
O Testo552 carrega o nome de peso da sua fabricante, muito conhecida no ramo da refrigeração.

Ele também possui visor amplo e retroiluminado, com alarme sonoro e visual. 

Seu principal diferencial, no entanto, é a conexão sem fio via bluetooth. A partir dela, o vacuômetro consegue se conectar ao seu dispositivo, seja um tablet ou celular, permitindo a leitura e o compartilhamento dos resultados. 

O TESTO552 também tem classificação IP42, ou seja, é resistente à água e à sujeira. Além disso, é capaz de medir de 0 a 20000 mícron.

Por último, mas não menos importante, conheça o Mastercool 98061

Esse vacuômetro digital da Mastercool é um equipamento durável e muito preciso, sendo conhecido por todo técnico refrigerista que preza por boas medições. 

Seu corpo emborrachado garante a resistência mesmo sob uso intenso. Além disso, todas as partes do equipamento são intercambiáveis, garantindo uma vida útil prolongada. 

Compacto, porém poderoso, o vacuômetro digital da Mastercool é o equipamento completo para medir o isolamento de sistemas de refrigeração.

Outro diferencial do Mastercool 98061 é a entrada de energia. Apesar de utilizar baterias com vida útil de 36h, ele permite ser ligado em tomadas 110v e 220v, dando mais uma opção de alimentação ao técnico refrigerista.

Além disso, ele é um dos únicos equipamento acompanhados por uma maleta de plástico. Sendo super resistente, a maleta garante a segurança do equipamento durante seu transporte.

E pra fechar o pacote, o sensor de vácuo da ferramenta é o Sensor Pirani, um dos mais precisos do mercado. 

E, então, qual o melhor Vacuômetro Digital? 

A resposta para essa pergunta varia de acordo com a necessidade de cada técnico. Esses equipamentos estão em faixas de preço distintas e, de igual forma, oferecem diferentes tipos de benefícios. 

No entanto, todas essas são opções confiáveis e apuradas, que garantirão a qualidade do seu serviço. 

Gostou desse texto? Que tal ler mais sobre ferramentas de instalação de aparelhos de ar condicionado? 

Qual o comprimento ideal da tubulação de ar condicionado split? Saiba agora.
Tubo de Cobre ou de Alumínio: Qual o Melhor?
Porque você precisa de um vacuômetro digital?

Deixe uma resposta

Fechar Menu