Tudo o que você precisa saber sobre Compressores para Refrigeração e Climatização 

Em sistemas de Refrigeração ou Ar-Condicionado o Compressor é o responsável por comprimir o fluido refrigerante, ou gás refrigerante, como é popularmente chamado, através de todo o sistema. 

Neste post, vamos conferir o que é, o que faz, os tipos e suas diferenças, e como encontrar um compressor que seja compatível com as suas necessidades. Na loja da Eletrofrigor você encontra todo tipo de compressor e outros materiais que são usados em sistemas de refrigeração. 

O que é um compressor? 

Um compressor nada mais é que um motor, acionado eletricamente e que recebeu uma nomenclatura diferente por suas diferentes características de um motor elétrico comum. 

O acionamento elétrico movimenta sua parte interna que, dependendo do tipo, pode ser pistões, paletas ou até mesmo parafuso, para que este comprima o fluido que passa em seu interior. 

Além da circulação do fluido refrigerante, circula também o óleo, possui térmicos que o protegem da alta temperatura, capacitores para ajudar a partir, recipientes para a separação do óleo lubrificante, tubos de entrada e saída do gás refrigerante e enrolamentos elétricos como em qualquer motor.  

O que faz um compressor? 

A maneira mais fácil de explicar o que faz o compressor é dizendo que ele é o coração do sistema de Refrigeração ou Ar-Condicionado, ou seja, o compressor tem a função de comprimir o fluído refrigerante através do sistema de Refrigeração ou Ar-Condicionado e, com esta compressão, provoca a sua alternância do estado líquido para o gasoso e vice-versa, alternando também a sua temperatura e pressão.  

O compressor trabalha em um complexo sistema, com válvulas, filtros, termostatos, pressostatos, relés, protetores térmicos, placas eletrônicas, entre outros onde, sistematicamente, funciona com o objetivo de fazer o sistema funcionar. É a peça central e sem o compressor nenhum sistema funciona. 

Como funciona um motor de geladeira? 

Por ser um sistema de Refrigeração mais simples, o compressor de geladeira é popularmente conhecido como motor de geladeira, porém, tem as mesmas características de um compressor qualquer. O ciclo de refrigeração de uma geladeira usa o compressor para movimentar o gás entre o condensador e o evaporador. Normalmente, compressores de geladeira ficam na parte inferior traseira, conectados com tubulação de cobre ou alumínio ao condensador, na parte externa, e ao evaporador, na parte interna da geladeira. 

Quais os tipos de compressores? 

Antes de explicarmos os vários tipos de compressores, vamos mencionar as duas grandes categorias de compressores: o herméticos e o semi-herméticos. 

Os compressores herméticos são também conhecidos como selados e os semi-herméticos como abertos.  

A principal característica no hermético ou selado é que caso compressor apresente defeito, este tem que ser trocado por inteiro, pois o seu fechamento é através de solda na fábrica, ou seja, sua carcaça é inteiriça. Não há tecnologia para manutenção ou reparo no mercado.  

Já os compressores semi-herméticos ou abertos, estes foram projetados receber manutenção preventiva e corretiva, pois são fechados através de parafusos e possuem ampla rede de assistência técnica especializada no mercado. Estes compressores geralmente apresentam uma estrutura maior, mais robusta e tem seus preços muito elevados. 

Nesta matéria vamos tratar somente dos compressores herméticos. 

Quanto aos tipos, na Eletrofrigor você encontra os listados abaixo: 

Compressor Alternativo 

Também conhecido como compressor recíproco, utiliza o sistema de pistões para comprimir o fluido, é o sistema mais antigo e amplamente usado nos compressores de geladeira. 

Compressor Rotativo 

O compressor rotativo é o mais usado em equipamentos de ar-condicionado, uma evolução do compressor alternativo. Possui menos peças internas em comparação com os outros compressores, além de menor ruído e melhor eficiência. Internamente usa palhetas que giram através de um eixo excêntrico dentro de um cilindro. 

Compressor Scroll 

O compressor scroll, muito similar ao rotativo, com a diferença para as espirais, que giram dentro de um cilindro, aumentando bastante a eficiência em grandes sistemas de ar-condicionado ou refrigeração. São muito mais caros e exigem um alto conhecimento técnico para a sua manutenção. 

Embora existam vários tipos compressores no mercado, é importante dizer que um técnico de refrigeração e ar-condicionado só pode substituir um compressor pela mesma marca e modelo ele estava instalado no equipamento, certificando-se através da sua etiqueta. 

A única exceção é se o fabricando do equipamento emitir um boletim técnico especificando uma alternativa de marca e modelo.  

Encontre todos os compressores na Eletrofrigor, com o melhor pós venda: garantia e suporte técnico. 

Defeitos comuns em compressores de ar-condicionado 

Muitos problemas podem ocorrer em um sistema de refrigeração e ar-condicionado e, na maioria das vezes, reflete no compressor. 

Porém, nem sempre o defeito está no compressor. Este é um cenário comumente encontrado no mundo da manutenção. 

Por isso a Eletrofrigor recomenda que você pesquise muito bem por um técnico refrigerista especializado para o correto diagnóstico do problema. 

A melhor maneira para evitar problemas no sistema de refrigeração ou ar-condicionado é com a manutenção preventiva, que pode ser feita através de contrato. 

Onde encontrar um compressor bom para comprar 

Na Eletrofrigor você encontra as melhores ofertas de compressores e tem acesso à diversos outros produtos e ferramentas necessários no dia a dia do técnico refrigerista.  

Confira outras matérias como essa para ficar por dentro de todas as novidades do mundo AVAC-R:

Conteúdo da Postagem

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook

Leia outras publicações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *