O que é um Chiller? Saiba tudo sobre o sistema de refrigeração que está mudando o mercado.

  • Mundo da Refrigeração
  • 0 Comentários
O que é um Chiller? Saiba tudo sobre o sistema de refrigeração que está mudando o mercado.

Você já deve ter ouvido falar dos Chillers, certo? Anteriormente conhecidos como Unidades de Água Gelada, os Chillers são a nova sensação da refrigeração comercial, sendo usados para resfriamento de eventos, unidades hospitalares, aeroportos, estações de metrô e muito mais. 

O sistema Chiller, normalmente, funciona consumindo menos energia e, além de controlar a temperatura, também controla a umidade relativa do ar. 

Atualmente, encontramos Chillers de diferentes tipos no mercados, os com condensação a água, condensação a ar e de absorção.

Mas, afinal, o que é um Chiller? 

De maneira resumida, chillers são sistemas de resfriamento baseados na água. É através da água resfriada que esses sistema consegue resfriar grandes ambientes. 

Sua potência é medida em toneladas de refrigeração (TR). Cada TR equivale à 12000 BTUs, em média. Com o uso dos aditivos certos, chillers podem, inclusive, alcançar temperaturas negativas. 

A imagem mostra um sistema chiller da Hitachi.
A imagem mostra um sistema chiller da Hitachi.

Como funciona esse sistema? 

Tudo começa com o fluido refrigerante fluindo do receptor para a válvula de expansão. Uma vez que esse fluido está na válvula, ela introduz o gás no evaporador, onde há um troca de calor com a água que passa pela serpentina. 

Depois disso, o fluido refrigerante sai do evaporador e entra no compressor como um gás frio e sai como um gás quente, em alta pressão. 

Logo após, passa pelo condensador, onde é resfriado pela água de condensação até ficar em estado líquido. Daí ele retorna ao receptor como líquido.

Ao fim do processo, a água de condensação é bombeada para a torre de resfriamento.

Quantos tipos de Chillers existem e quais as suas vantagens? 

Uma das grandes vantagens dos chillers é a sua variação de temperatura. Além do seu baixo consumo de energia, que gera um ótimo custo benefício. 

Atualmente, existem dois principais tipos de chillers sendo usados na refrigeração brasileira, os de condensação a água e os com condensação a ar.

Chiller de Condensação a água

Esse tipo de chiller é projetado tanto para aplicações comerciais, quanto industriais. Ele é mais econômico, se comparado ao chiller com compressão a ar. 

Além disso, ele é mais silencioso. É por isso que ele é ideal para ambientes como hospitais ou servidores de escritórios. 

O chiller condensação a água é um tipo versátil, ideal para qualquer ambiente, pois possui vários modelos de diferentes potências.

Chiller de Condensação a ar

Já o chiller de condensação a ar é muito utilizado no mercado, sendo aplicado em diversos tipos de máquinas. 

Esse é um modelo que oferece alto aproveitamento energético e alta performance. Além disso, esses tipos de chillers podem alcançar até 450 TR durante o seu trabalho.

Como funciona a manutenção desse tipo de sistema? 

Apesar de ser um sistema bem diferente, chillers têm um processo de manutenção bem parecido com os aparelhos de refrigeração convencionais e deve ser feita com a frequência indicada pelo fabricante. 

A limpeza das serpentinas deve ser feita periodicamente, para retirar sujeiras que possam comprometer o rendimento do aparelho. 

Já as aletas devem ser mantidas retas e separadas, além de também precisarem de limpeza constante. 

Os ventiladores e suas pás precisam de lubrificação e limpeza, para trabalharem corretamente. 

A imagem mostra uma série de equipamentos chillers da Carrier.
A imagem mostra uma série de equipamentos chillers da Carrier.
Agora que você já sabe quais os principais tipos de Chillers, que tal dar uma olhada em outros textos sobre refrigeração comercial?

Refrigeração Comercial: Como Lucrar com Supermercados sendo Técnico

Saiba Tudo Sobre as Gigantes da Refrigeração Industrial

Você Conhece os Tipos de Compressores Copeland?

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu