Entenda as Medidas BTUs, TR e HP na Refrigeração

  • Dicas
  • 0 Comentários
Entenda as Medidas BTUs, TR e HP na Refrigeração

Se você já trabalha com refrigeração ou teve qualquer contato com a área, já deve ter ouvido falar das medidas BTUs, TR ou HP, certo? Essas são medidas essenciais, tanto para quem vai instalar algum aparelho de refrigeração, quanto para quem quer adquirir algum.

A gente preparou esse texto que vai te explicar todos os detalhes de cada uma dessas medidas e onde elas são usadas. Vamos lá?

O que significa BTUs?

Para começar, gostaríamos de falar sobre o que é o famoso BTU e para que ele serve. Essa é uma sigla em inglês para British Thermal Unit, ou seja, Unidade Térmica Britânica. Essa medida diz, basicamente, a capacidade de refrigeração dos aparelhos de ar condicionado.

Na hora de escolher um aparelho com a capacidade de refrigeração adequada, é preciso levar em consideração o tamanho do ambiente que você pretende refrigerar. Quanto maior a potência do equipamento, mais rápido ele vai resfriar e poderá atender ambientes maiores sem problemas.

Mas, isso não significa que você deve escolher a maior potência que encontrar. Quando instalado em um ambiente pequeno, um aparelho de alta capacidade, pode acabar prejudicando o conforto térmico de todos, além de consumir muito mais energia.

Como calcular a medida certa de BTUs?

Para calcular o número de BTUs ideal para um aparelho de ar condicionado, basta adicionar o número 600 para cada metro quadrado do ambiente em que ele será instalado. Adicione 600 também a cada pessoa que ocupará o ambiente regularmente.

No entanto, se você quiser simplificar esse cálculo, nós indicamos a calculadora de BTUs da Leveros, que é certeira e muito fácil de usar.

O que é TR?

Essa é uma sigla que significa Tonelada de Refrigeração. Assim como os BTUs, essa também é uma medida de potência de refrigeração. Essa é uma medida mais utilizada em sistemas de refrigeração de maior capacidade, uma vez que cada TR corresponde a 12.000 BTUs/h.

Essa é a medida de refrigeração usada em equipamentos como Chiller e Self Contained, por exemplo. Quer saber mais sobre aparelhos Chiller? A gente tem um texto especial sobre essas máquinas. Clique aqui para ler.

O que é HP?

Ao contrário das duas medidas citadas acima, o HP é uma medida de potência elétrica. A sigla quer dizer Horse Power, ou seja, cavalos de potência. Essa uma das medidas mais importantes na hora de escolher um compressor novo ou até mesmo substituir um antigo.

Se você quiser mais dicas sobre manutenção de compressores, vai gostar desse texto em nosso blog. Confira aqui.

Esse texto te ajudou?

A gente espera que esse texto tenha sido útil e esclarecedor, te ajudando a resolver problemas durante sua rotina de trabalho.

Se você está interessado em mais textos úteis, dê uma olhada em nosso blog. Você também pode gostar desses outros textos aqui:

Quatro dicas para manutenção de compressores.
Saiba porquê se especializar em manutenção de sistemas inverter
5 dicas de como emitir PMOC para sua prestadora.

Deixe uma resposta

Fechar Menu