Tudo o que você precisa saber o filtro secador.

  • Dicas
  • 0 Comentários
Tudo o que você precisa saber o filtro secador.

O filtro secador é um componente bastante popular em diversas aplicações de refrigeração, seja ela comercial, industrial ou doméstica. Sua principal função é reter umidade e partículas sólidas do sistema. Eles são elementos essenciais em qualquer sistema de refrigeração, um vez que previnem avarias graves ao sistema.

Mas, que tipo de avarias eles são capazes de prevenir? Como eles são feitos? Se você tem essas e outras dúvidas, você deve continuar lendo esse artigo do nosso blog. Nós vamos falar um pouco sobre como esses filtros são usados, onde são aplicados e qual o papel de alguns de seus componentes internos.

Tá interessado em aprender sobre isso? Então vamos lá!

Mas, antes, o que é um filtro secador mesmo?

O filtro secador é um componente presente na maioria dos sistemas de refrigeração. A peça é um componente hermético que tem a função de proteger sistemas de refrigeração e de ar condicionado contra umidade, ácidos e partículas sólidas.

Esse componente pode ser encontrado mais facilmente nas linhas de líquidos de instalações de refrigeração, entre o condensador e a válvula de expansão. Filtros secadores possuem uma seta que indica a direção em que o fluido refrigerante deve passar pela peça, facilitando a instalação e proporcionando um melhor funcionamento do sistema.

A Danfoss é uma das principais fabricantes de filtros secadores do mundo.

Para que ele é usado?

Como você pode deduzir pelo nome, a função de um filtro secante é eliminar umidade e impurezas do fluido refrigerante que circula pelo sistema. Ele previne o desgaste do compressor, impedindo que água e partículas sólidas potencialmente danosas circulem pelas tubulações. Válvulas e sensores também se beneficiam da ação do filtro secador.

Como é composto um filtro secador?

O filtro secador é uma peça que está sob constante pressão interna. Sua construção, portanto, é pensada para funcionar sob essas circunstâncias. Por isso, essa peça é composta por um aço reforçado e uma pintura especial, que evita a corrosão do filtro. Em cada ponta, podemos observar as conexões, que são feitas de cobre puro ou misturado com prata.

Seu interior é feito de um material poroso, propício para absorver a água e permitir a passagem do fluido, mas não das impurezas. O fluido envolve o núcleo do componente e é forçado a passar pelo seu centro pela pressão do sistema.

Como ele é fixado no sistema?

Filtros secadores têm duas opções de fixação no sistema, que variam de acordo com o modelo. A primeira delas é a fixação pela solda e a segunda é fixação através de rosqueamento. Ambos possuem prós e contras, que devem ser analisados de acordo com cada instalação.

Enquanto os filtros de fixação por solda são menos propensos a gerar vazamentos – quando a solda é realizada corretamente – eles também são mais difíceis de remover durante instalações e processos de manutenção de rotina. Isso ocorre porque para removê-o, você precisará esquentar os tubos novamente e realizar a remoção com cuidado.

Os filtros rosqueados, por sua vez, são muito mais fáceis e rápidos de se instalar, mas têm a tendência de causar mais vazamentos, se o processo não foi feito corretamente.

Esse texto foi útil pra você? Nós temos muitos mais em nosso blog. Dá uma olhada nesses temas que separamos.

Quais os principais tipos de compressor para refrigeração?
Quais são os tipos de Câmara Fria?
O que é um Ar Condicionado VRF?

Deixe uma resposta

Fechar Menu