Seja bem-vindo ao nosso blog.

Tubo de Cobre ou de Alumínio: Qual o Melhor?

Componente essencial para o funcionamento dos sistemas de refrigeração, o tubo de cobre ou de alumínio desempenham o importante papel de facilitar as trocas de calor no condensador de aparelhos de ar-condicionado.

Se você já pesquisou preços e funcionalidades dos dois produtos já deve ter se deparado com a diferença significativa de preços. O tubo de alumínio é, normalmente, muito mais barato que o produto que tem a composição de cobre.

Mas será que essa diferença de preço se reflete na qualidade do produto? Ambos os tubos possuem vantagens e desvantagens. Quer saber quais são? Então continue lendo porque vamos explicar tudo agora.

Quais são as vantagens do tubo de alumínio?

Uma das maiores vantagens de se usar o tubo de alumínio em instalações é, sem dúvidas, o seu preço reduzido. Isso ocorre porque o alumínio é um material muito mais abundante e isso se reflete em seu preço final.

Os tubos de alumínio também são mais leves que os de cobre. Isso significa que seu transporte pode ser feito com menos dificuldade.

Quais são as desvantagens do tubo de alumínio?

O tubo de alumínio possui uma vida útil bastante reduzida. Isso ocorre porque o material é mais suscetível à corrosão causada pela umidade do ar. É por esse motivo que o tubo composto de alumínio não é a melhor opção para lugares litorâneos.

Com o tempo as flanges e conexões feitos em tubos de alumínio ficam frágeis e acabam gerando vazamentos de fluídos com muito pouco tempo de uso. Esses vazamentos podem acabar gerando um grande desperdício de fluídos, tornando o trabalho de instalação e manutenção menos eficiente.

O tubo de alumínio tem o preço reduzido, no entanto, é mais frágil e pode expôr o sistema de refrigeração a avarias.

Outro fator que torna o tubo de alumínio mais vulnerável é a sua maleabilidade. Ele amassa e pode ser perfurado com mais facilidade. Dessa maneira, não é possível consertá-los quando avariados, sua substituição é obrigatória.

Quais são as vantagens do tubo de cobre?

Para começar, o cobre tem o seu ponto de fusão em 1085º C. Isso significa que ele é muito mais resistente a temperaturas elevadas, o que o torna ideal para qualquer tipo de instalação. O cobre também não é suscetível à corrosão por umidade, ou seja, você pode instalá-lo em aparelhos de regiões litorâneas sem problema algum.

Os tubos de cobre também são mais resistentes e, caso ocorram avarias, eles podem ser consertados com solda de maneira fácil.

Além disso, outro benefício do cobre é a sua alta condutividade. Isso permite, portanto, que o aparelho de refrigeração realize as trocas de calor de maneira muito mais eficiente.

Apesar de mais caro, o tubo de cobre apresenta mais durabilidade e qualidade ao trabalho.

Quais são as desvantagens do tubo de cobre?

O tubo de cobre possui um custo mais elevado do que o de alumínio. Isso ocorre porque o cobre é um material mais difícil de ser encontrado na natureza.

Tubos de Alumínio ou Cobre?

A escolha da tubulação certa para cada instalação de ar-condicionado é muito importante porque pode determinar a vida útil de cada aparelho. Mesmo com as suas vantagens e desvantagens, os tubos de cobre e alumínio são opções viáveis para diferentes tipos de instalação.

Dessa maneira, cabe a você, técnico, pesar os prós e contras de cada um e decidir qual o produto que atende melhor seu orçamento e expectativas. Lembre-se também de comparar o custo-benefício dos dois materiais para fazer a escolha ideal!

Gostou desta postagem? Então dá uma olhadinha em outros textos sobre o assunto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe