O que é um Ar Condicionado VRF?

  • Dicas
  • 6 Comentários
O que é um Ar Condicionado VRF?

Aparelhos de Ar Condicionado VRF são tecnológicos, eficientes e causam impacto ambiental reduzido. Além disso, sua manutenção e instalação é simplificada e, por isso, cresce a cada ano a participação de mercado desse tipo de sistema de refrigeração.

O primeiro sistema do tipo foi criado no Japão em 1982, pela Daikin. Sua principal inovação é o controle do compressor, que permite um gerenciamento otimizado do fluido refrigerante. Seu funcionamento é exclusivo para condicionamento de ar, especialmente para edifícios de médio e grande porte.

Esse é um sistema conhecido pela sua versatilidade ímpar e eficiência energética. Além disso, o VRF é considerado uma opção sustentável, se comparado a outros tipos de sistema de condicionamento de ar.

A sigla VRF quer dizer Variable Refrigerant Flow que, em tradução do inglês quer dizer Volume de Refrigerante Variável, ou VRV. Quer saber por que esse é um dos sistemas mais utilizados no mundo? A gente vai te contar tudo nesse artigo.

O que é um Ar Condicionado VRF?

O sistema VRF é um tipo de ar condicionado central multi-split muito utilizado em aplicações empresariais e comerciais de grande porte. O sistema funciona com uma única condensadora ligada à múltiplas evaporadoras através de um sistema de expansão direta.

O fluido refrigerante utilizado nesse tipo de sistema é o R410A, conhecido como um gás refrigerante ecológico, devido ao seu baixo potencial de contribuição para o aquecimento global e a ausência de cloro em sua composição. Por esse motivo o sistema VRF é considerado um sistema de refrigeração mais sustentável.

Quer saber mais sobre fluidos ecológicos? Nós temos um texto que vai te ajudar.

Um ar condicionado do tipo VRF pode utilizar diversos modelos diferentes de evaporadoras, tais como a cassete, pisto teto ou built-in – que também é conhecido como sistema dutado. Apesar de representar um grande investimento inicial, o VRF funciona de forma sólida, baixando os custos de manutenção. Essa característica contribui para torná-lo a opção favorita de grandes projetos.

Sistemas VRF estão presentes em todos os maiores prédios e empreendimentos no Brasil e no mundo.

Afinal, como funciona esse tipo de sistema?

O sistema VRF é um tipo de ar condicionado multi-split onde cada unidade interna opera de forma individual, de maneira bem parecida com a qual sistemas split convencionais trabalha.

Seu principal diferencial está no fato de que cada unidade evaporadora conta com uma válvula de expansão exclusiva. Além disso, boa parte dos sistemas VRF contam com a tecnologia inverter. Essa característica faz com que esse tipo de sistema funcione em baixa rotação, causando menos ruído e economizando energia.

Eles são a escolha certa para aplicações de refrigeração em escritórios, lojas, hospitais, hotéis e até residências de grande porte.

Qual as principais vantagens de aparelhos VRF?

O sistema VRF possui uma grande variedade de aplicações, modelos e potências. Sua versatilidade torna-o uma aplicação muito popular, mas suas vantagens não param por aí.

Uma unidade condensadora pode atender até 64 evaporadoras. Projetado para grandes edifícios e construções, esse é um sistema multi-split muito poderoso, capaz de distribuir a refrigeração para diversas evaporadoras de maneira homogênea.

Sua instalação é simplificada. Apesar de ser um sistema com múltiplas saídas, sua instalação não faz necessária a instalação de dutos ou casa de máquinas. Isso quer dizer que, assim como sua instalação, os processos de manutenção também são mais simples e centralizados.

O sistema não necessita de aparato hidráulico. Ao contrário da maioria dos sistemas de refrigeração de grande porte, o sistema VRF não necessita do resfriamento de água para realizar o processo de condicionamento do ar. Por isso, dispensa toda a custosa instalação de torres de resfriamento, bombas e tubulações hidráulicas. Apesar disso, a opção de utilização de água no resfriamento em sistemas VRF também está disponível.

A capacidade de refrigeração é regulável. O sistema VRF não é conhecido como um dos mais versáteis do mercado á toa. Sua capacidade de refrigeração é modular, ou seja, é adaptável conforme as necessidades do espaço a ser refrigerado. Independentemente se todas as evaporadoras estão ligadas, ou apenas uma, o sistema adapta seu funcionamento e performa de acordo com as exigências do espaço.

Ele utiliza o fluido R410A. Esse fluido é considerado ecológico pois não possui cloro em sua composição e, portanto, não contribui para a destruição da camada de ozônio, ao contrário de seu antecessor, o R22. Além disso, ele possui um baixo potencial de contribuição para o aquecimento global.

Do que é composto um sistema de Ar Condicionado VRF?

Um sistema como esse é formado por quatro componentes básicos: uma condensadora, unidades evaporadoras, tubulações e ramificações – chamadas de refnet – e um sistema de comunicação entre os componentes, que permite controlar as diversas funções de refrigeração.

A unidade condensadora, também conhecida como unidade externa, funciona com compressores inverter e é responsável pelo bombeamento e compressão do fluido refrigerante que chega nas unidades internas, ou evaporadoras.

Alguns sistemas VRF permitem uma distância de linha frigorífica de até 150m e um desnível entre evaporadora e condensadora de até 50m, desde que a unidade condensadora esteja acima das evaporadoras.

Esse texto foi útil pra você? Nós temos muitos outros em nosso blog! Dá uma olhadinha nesses que separamos para você.

Quais os principais tipos de compressor para refrigeração?
Câmara Fria – o que é, como trabalhar com ela e quais suas vantagens?
Qual a diferença entre um ar condicionado self contained e um split?

Este post tem 6 comentários

  1. Foi muito útil.

    1. Olá Erivelto!

      A gente fica muito feliz de ter contribuído com o seu conhecimento de alguma forma. Vamos continuar esse aprendizado, juntos? Continue nos acompanhando aqui e em nossas redes sociais. Você pode encontrar a gente digitando @eletrofrigor no Facebook e Instagram.

      Abraços e muito sucesso,
      Equipe Eletrofrigor

    1. Nós agradecemos pelo comentário, Luciana!

      Ficamos felizes de saber que o conteúdo que preparamos foi útil. Continue nos acompanhando por aqui e encontre-nos nas redes sociais como @Eletrofrigor para mais conteúdos de refrigeração.

      Abraços,
      Equipe Eletrofrigor

  2. Boa noite muito bom gostei .muito vamos em frente

  3. Boa noite muito bom gostei .muito vamos em frente

Deixe uma resposta

Fechar Menu