Saiba qual o flangeador ideal para você

Saiba qual o flangeador ideal para você

O flangeador é uma ferramenta essencial na rotina do técnico refrigerista, não é? As opções de modelo disponíveis são bem diversas e podem gerar dúvidas na hora da escolha da ferramenta ideal – flangeador excêntrico, spin ou tradicional. Então, qual o ideal?

Mas o flangeador é mesmo importante?

Uma flange bem feita pode ser difícil de se atingir quando não se utiliza o flangeador corretamente, seu uso, portanto, é essencial. A ferramenta auxilia no processo de vedação dos tubos de cobre de sistemas de refrigeração.

Pode usar o flangeador excêntrico, de mesa ou o spin sem problemas. O importante mesmo é fazer uma flange bem feita.

Isso quer dizer que usando essa ferramenta você tem muito mais segurança na sua instalação, evitando problemas futuros devido ao vazamento de fluidos refrigerantes. Além disso, sem vazamentos no sistema, seu vácuo será feito muito mais rapidamente.

Então, agora que você sabe da importância do flangeador, vamos te explicar como escolher o tipo ideal para sua rotina de trabalho.

Flangeador de Mesa Ajustável

O flangeador de mesa ajustável é uma ferramenta bastante popular entre técnicos refrigeristas que estão começando sua carreira. Seu custo-benefício é excelente e oferece um resultado final bastante satisfatório.

Para usar esta ferramenta você deve colocar o tubo na abertura correspondente ao seu diâmetro, prendê-lo usando as morsas da ferramenta e então, realizar a flange. Esse processo, portanto, requer um pouco mais de força do técnico refrigerista.

O flangeador de mesa ajustável é um modelo bastante popular para técnicos refrigeristas em início de carreira.

A flange realizada com o flangeador de mesa ajustável também requer um pouco mais de atenção, já que esse modelo não possui travas e o uso de força excessiva pode acabar danificando o tubo.

Flangeador Excêntrico

O flangeador excêntrico possui uma construção diferente, contando com uma espécie de registro, que torna o processo de realização da flange muito mais rápido. Essa ainda é a ferramenta preferida entre técnicos que prezam pela rapidez e excelência do seu resultado final.

O pino flangeador atinge o tubo de forma circular, garantindo que as paredes do tubo flangeado mantenham um diâmetro uniforme, evitando que o tubo fique fragilizado e suscetível a quebras.

O Flangeador Excêntrico possibilita a execução de uma flange mais limpa de maneira mais rápida.

Sabe aquela dor no pulso depois de flangear os tubos? Você pode esquecê-la porque com o flangeador excêntrico o esforço de alargamento dos tubos é bem reduzido, principalmente nos modelos com catraca.

Além disso, com o flangeador excêntrico você não corre o risco de danificar os tubos. A ferramenta conta com um sistema que para o processo de flange assim que a abertura ideal é atingida.

Esse modelo de flangeador está disponível nas opções com e sem catraca. A diferença entre elas é que, na versão sem catraca você faz ainda menos força para flangear os tubos.

Flangeador Spin

O flangeador spin é uma  ferramenta pouco conhecida, mas bastante eficiente no processo de flange. Ele consiste em pequenas peças que funcionam em conjunto com uma furadeira ou parafusadeira para flangear e alargar tubos de cobre e alumínio de 0.8mm à 10mm.

O diferencial desse estilo de flangeador é, principalmente, a rapidez com que a flange é executada com o mínimo de esforço. Com o flangeador Spin, é possível realizar flanges de diâmetro bem distribuído, o que evita danos devidos à trepidação do sistema.

Além disso, com o flangeador spin você sempre alcançará a altura perfeita do flange, diminuindo o risco de erros que fragilizarão a vedação dos tubos.

O Flangeador Spin oferece uma flange muito mais rápida com menos esforço.

Com o flangeador spin você também torna o uso de rebarbadores completamente opcional. Mas lembre-se, esse método de realização de flanges não pode ser usado com furadeiras de impacto. Nesse caso, é indicado o uso de furadeiras ou parafusadeiras convencionais com potência de pelo menos 1800 RPMs.

Flangeador Excêntrico, de mesa ou Spin? Qual o ideal para você?

Agora é com você! Com todas essas informações fica fácil escolher o tipo de flangeador que mais se encaixa nas suas necessidades, né?

Gostou desse texto sobre flangeadores? Então você vai adorar nossos outros textos sobre ferramentas de refrigeração. Leia mais aqui:

Quais as ferramentas para medição mais importantes na refrigeração?

Não escolha sua Bomba de Vácuo sem ler esse texto

Manifold Digital ou Analógico? Saiba qual escolher

Deixe uma resposta

Fechar Menu