Quais as Vantagens do Fan Coil?

  • Mundo da Refrigeração
  • 2 Comentários
Quais as Vantagens do Fan Coil?

Os Fan Coil é o equipamento perfeito para climatizar grandes ambientes ou locais abertos, sendo a solução óbvia para grandes aplicações em refrigeração comercial e industrial. Você sabe como eles funcionam e quais suas vantagens?

Aeroportos, hospitais, hotéis e shoppings são empreendimentos que utilizam Fan Coil em suas operações. Mas, por que esse sistema é considerado mais eficiente? Vamos te contar todos os detalhes.

Como funciona o sistema de refrigeração Fan Coil?

Sistemas de refrigeração Fan Coil utilizam a água pura ou misturada com um anti congelante, o etileno-glicol, como principal fluido de refrigeração.

Em seu interior existe uma serpentina de cobre ou alumínio, na qual essa água circula. Além disso, possui também um motor ventilador e correias para captação de ar.

Quando a água passa pelo Fan Coil, o calor do ambiente é absorvido e a água é levada ao Chiller, onde o todo o processo de refrigeração da água acontece.

A foto mostra uma Unidade Chiller da Carrier.
Essa é uma Unidade Chiller da Carrier.

Afinal, quais as principais vantagens desse sistema?

O Fan Coil economiza Fluido Refrigerante

Já que apenas a água resfriada circula pelo sistema, o fluido refrigerante fica concentrado apenas em partes estratégias do equipamento.

Isso economiza fluido refrigerante, já que a quantidade necessária de aplicação é bem reduzida. Além disso, problemas com vazamentos são significativamente menores.

A Manutenção do Sistema é Centralizada

Todo o funcionamento do sistema pode ser acompanhado por um computador. Isso permite que seja possível o check-up em tempo real de todas as funções de refrigeração.

Além disso, o sistema permite que sejam programadas paradas para manutenção, o que possibilita o planejamento antecipado do técnico e um melhor controle do sistema.

Refrigera Grandes Espaços sem Gastar Muito

O Fan Coil é a opção que oferece o melhor custo benefício para aplicações em espaços amplos. Isso ocorre porque, apesar de seu custo inicial de instalação ser elevado, seu custo de funcionamento é baixo.

Esse sistema é mais robusto e, por isso, é menos propenso à falhas de funcionamento comuns em outros sistemas de refrigeração. Isso não quer dizer, no entanto, que deve-se relaxar na manutenção.

A manutenção preventiva é mais barata e ainda é a melhor maneira de assegurar que o sistema funcionará como esperado.

Por que você deveria trabalhar com Fan Coil?

Esse sistema de refrigeração otimiza o uso de energia, sendo mais amigável ao meio ambiente. É por isso que empreendimentos com foco na sustentabilidade utilizam o sistema Fan Coil.

Essa, é claro, é uma grande preocupação de muitas empresas atualmente, o que explica o crescimento em popularidade desse tipo de condicionamento de ar.

O uso de Fan Coils é, portanto, uma tendência crescente, que promete ser cada vez mais comum no Brasil.

Esse texto foi útil pra você? Confira nossos outros textos sobre Ar Condicionado!

Qual o comprimento ideal da tubulação de ar condicionado split? Saiba agora.
Qual é o Suporte para Ar Condicionado ideal para cada instalação?
Manutenção de ar condicionado no inverno é uma boa opção?

Este post tem 2 comentários

  1. Parabéns muito boa as informações sucesso a todos da equipe.👋👋

    1. É um prazer pra gente poder contribuir com a especialização do mercado de refrigeração, propagando informações úteis. Agradecemos pelo comentário!

      Abraços e muito sucesso,
      Equipe Eletrofrigor

Deixe uma resposta

Fechar Menu