Seja bem-vindo ao nosso blog.

3 Motivos para se especializar em sistemas de água gelada

Desde aplicações de ar-condicionado residenciais até grandes máquinas em indústrias, os sistemas de água gelada são cada vez mais utilizados. Alguns dos modelos mais populares são os equipamentos conhecidos como Rooftop, Fancoil e Chiller.

Esses sistemas condicionam e resfriam o ar através da água, que conta com aditivos que evitam seu congelamento. Sistemas de resfriamento à água são muito eficientes, capazes de criar o conforto térmico em poucos minutos. Por isso, são bastante indicados para eventos, controle de temperatura de processos industriais, aeroportos. No geral, eles são indicados para refrigeração de larga escala.

O uso de um sistema de resfriamento por água gelada tem muitos benefícios, tanto para o técnico, quanto para o cliente final. Sua crescente popularização também significa que o número de oportunidades cresce para os técnicos que estão preparados.

Sistemas de água gelada possuem instalações robustas, que raramente apresentam mau funcionamento.

Quais os principais benefícios do resfriamento por sistemas de água gelada?

Os sistemas de água gelada são sistemas de resfriamento indireto. Isso quer dizer, portanto, que o gás refrigerante vai resfriar um fluido – água ou, em aplicações abaixo de zero, água com anticongelante – que circula no sistema, resfriando o ambiente.

Diferentemente dos sistemas de resfriamento convencionais, os sistemas de resfriamento por água gelada têm sua capacidade medida em toneladas de refrigeração, ou TR.

Cada TR corresponde a 12000 BTUs/h. A maioria desses sistemas está entre os 5TR e os 5000TR. Esses sistemas, portanto, são extremamente potentes. Saiba agora algumas das principais vantagens dos sistemas de refrigeração à água.

Aqui estão seus principais benefícios desse sistema:

A carga de fluido refrigerante é reduzida. A diferença de carga de fluido entre sistemas de água gelada e sistemas convencionais pode ser de até cinquenta vezes menor, pela mesma capacidade de refrigeração. Isso ocorre porque o fluido é utilizado apenas em um espaço reduzido do sistema, para resfriar a água que percorrerá toda a tubulação e resfriará o ar do ambiente.

A diferença de carga de fluido entre sistemas de água gelada e sistemas convencionais pode ser de até cinquenta vezes menor, pela mesma capacidade de refrigeração. Isso ocorre porque o fluido é utilizado apenas em um espaço reduzido do sistema, para resfriar a água que percorrerá toda a tubulação e resfriará o ar do ambiente.

Esse é um sistema mais eficiente. Como explicitado acima, o fluido refrigerante corre por um espaço consideravelmente reduzido do sistema. Portanto, a perda de carga é mínima.

Você tem mais controle sobre os processos. Processos tais como a desumidificação de ar e resfriamento são variáveis mais controláveis. Além disso, manutenções preventivas podem ser programadas facilmente.

Esse é um sistema bastante versátil. Apesar de ser normalmente usado em temperaturas acima de zero, esse sistema pode ser facilmente utilizado para aplicações de com temperaturas negativas. Nesse sentido, única adaptação necessária é a adição de um anticongelante à água.

Aparelhos de rooftop também são importantes sistemas de resfriamento à água.

Por que trabalhar com esses sistemas de resfriamento?

A manutenção desse tipo de sistema é centralizada. Com exceção dos tubos e das unidades evaporadoras, todo o sistema de refrigeração é localizada em ambientes fechados. Além de facilitar o diagnóstico de problemas e tornar o controle de possíveis vazamento mais fácil, isso evita que o sistema sofra avarias resultadas da exposição ao tempo.

Grandes clientes, grandes orçamentos. Todos técnico já passou pela situação de ter seu trabalho desvalorizado por um técnico que não tinha a mesma experiência ou habilidade. Clientes que utilizam aparelhos como o chiller sabem que um serviço de qualidade tem seu preço e, portanto, não estão interessados em pechinchas.

O mercado precisa de técnicos especializados. A procura por aparelhos de condensação à água é cada vez maior e, com isso, também cresce a procura por técnicos que saibam o que estão fazendo. Desse modo, abrem-se muitas oportunidades para profissionais que procuram trabalhar com grandes empresas.

Onde posso encontrar peças para refrigeração pesada?

Se você já trabalha com esse tipo de sistema para refrigeração, ou está começando, você pode ter dificuldades para encontrar peças de reposição, certo?

Então você deveria saber que a Eletrofrigor conta com um extenso estoque de peças para refrigeração comercial e, especialmente, para sistemas de água gelada. Contamos com grandes marcas como a Carrier, Hitachi, Danfoss e muitas outras.

Que tal dar uma olhadinha em nosso site?

Esse texto foi útil pra você? Confira nossos outros textos sobre Ar Condicionado!
Qual o comprimento ideal da tubulação de ar condicionado split? Saiba agora.

Quais as Vantagens do Fan Coil?

O que é um Chiller? Saiba tudo sobre o sistema de refrigeração que está mudando o mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe