Apesar de ser uma marca consolidada no setor de eletrônicos, a Samsung atende a uma ampla variedade de demandas no mercado, incluindo nos setores de Eletrodomésticos e Ar-Condicionado. Mas você sabe como essa empresa, fundada na Coreia do Sul, virou uma líder global em tantas áreas? Continue lendo este post para descobrir!
Como a Samsung surgiu?
A trajetória da marca é rica e versátil, com muitas transformações e mudanças ao longo dos anos.
Com apenas 40 funcionários, a Samsung surgiu em 1938, fundada por Lee Byung-chul no primeiro dia de março em Daegu. Inicialmente era um negócio pequeno, voltado para a exportação agrícola de peixes secos, frutas e vegetais. A palavra Samsung, em coreano, significa ‘três estrelas’, simbolizando grandeza, poder e eternidade.
Vejamos mais alguns marcos importantes que contribuíram para a Samsung se tornar o que ela é hoje.
- 1950 a 1960: a marca expandiu sua atuação para incluir setores como têxteis, seguros, segurança e varejo. Em 1954, o fundador da Samsung criou outra empresa conhecida como Cheil Industries, uma das maiores fabricantes têxteis da Coreia.
- 1969 e 1970: a Samsung entrou no mercado de eletrônicos em 1969, com a Samsung Electronics, lançando sua primeira televisão em preto e branco. Em 1970, começou a produzir eletrodomésticos como máquinas de lavar, micro-ondas e outros produtos.
- 1980: na década de 80 a Samsung expande seu negócio para outros setores e investe especialmente no de semicondutores, com tecnologia de ponta e desenvolvimento. Em 1983, lançou a memória DRAM e entrou no concorrido mercado de semicondutores. Ainda nessa época, a Samsung passou a ser reconhecida pela sua diversidade de produtos e compromisso em inovação e tecnologia, o que foi vital para o crescimento global da empresa nos anos 90.
- 1993: Lee Kun-hee, filho do fundador da empresa, transformou a cultura corporativa da Samsung. Incentivando a inovação, qualidade antes de quantidade e a internacionalização da marca, Kun-hee determinou que todos os celulares defeituosos fossem queimados diante dos funcionários para enfatizar a importância da qualidade no produto.
- 2000 a 2010: a Samsung se torna líder global em tecnologia de consumo. Com um catálogo extenso de lavadoras, micro-ondas, geladeiras e outros eletrônicos, a marca lança o telefone celular SGH-T100 em 2002. 8 anos depois a linha de smartphones Galaxy torna a posição de líder da Samsung no mercado de dispositivos móveis ainda mais firme.
Atualmente, a Samsung tem direcionado seus esforços para a sustentabilidade e pioneirismo da tecnologia 5G. Em 2019, a corporação lançou o que foi um dos primeiros celulares 5G do mundo, o Galaxy S10 5G.
Nos últimos anos a empresa institui metas com o intuito de minimizar sua participação na emissão de carbono e aumentar a eficiência energética dos seus produtos.
Como a Samsung entrou no mercado AVAC-R?
A Samsung começou sua história no setor de AVAC-R (aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração) no ano de 1969, produzindo refrigeradores básicos para as famílias coreanas. A partir desse momento, a marca expandiu sua produção para outros eletrodomésticos como aparelhos de ar-condicionado e máquinas de lavar.
Nos 20 anos seguintes, a Samsung se consolidou no mercado internacional, investindo em pesquisa e inovação para garantir que seus produtos oferecessem a melhor tecnologia e eficiência energética possível. Na década de 2000, a empresa lançou linhas premium e soluções tecnológicas e inovadoras de refrigeração e climatização. Sua entrada no mercado brasileiro foi marcada pelos eletrodomésticos e aparelhos de ar-condicionado. Logo, a Samsung passou a produzir localmente no Brasil, e atualmente é uma das principais marcas globais em eletrodomésticos e equipamentos de climatização, estando presente em mais de 140 países.
Graças a sua sede por constante inovação tecnológica, a Samsung é destaque no mercado de AVAC-R. A empresa tem como bases a qualidade, experiência do cliente e tecnologia, por isso continua investindo em análises e inovação, para proporcionar produtos eficientes. A cada lançamento, esses produtos se tornam mais silenciosos e com design moderno, reconhecidos pela alta eficiência energética e preservação ambiental.
Além disso, a Samsung oferece um design premium e elegante para os aparelhos que combinam em qualquer ambiente, contando também com recursos de conectividade como rede Wi-fi e o uso de controles remotos.
Afirmando seu compromisso com a sustentabilidade e com o meio ambiente, a Samsung utiliza materiais reciclados em seus produtos, diminuindo o descarte inadequado desses materiais.
Embora seja já uma marca consolidada, reconhecida e recomendada, a Samsung não pretende cessar sua busca por criação e inovação.
Pensando na continuidade da qualidade de seus produtos dentro e fora da garantia, a Samsung tem a Eletrofrigor como uma de suas Revendedoras Autorizadas de peças originais garantindo qualidade para seus produtos, segurança para os seus clientes e parceria com os técnicos refrigeristas.
Fatos curiosos sobre a marca
Ao longo da história da Samsung, existem algumas informações curiosas que poucas pessoas conhecem.
- A Samsung sempre reforça seu comprometimento com a sustentabilidade e pretende se tornar uma corporação livre de carbono até 2050.
- A Samsung está envolvida também em construção naval, como a Samsung Heavy Industries, uma das maiores empresas construtoras de navios do mundo e especializada em navios de grande porte.
- A empresa é uma das maiores detentoras de patentes do mundo. Em 2020, a Samsung investiu cerca de 18 bilhões de dólares em P&D.
- A Samsung foi uma das pioneiras na tecnologia inverter para sistemas de ar-condicionado. Essa tecnologia permite um controle mais preciso da temperatura e uma eficiência energética significativamente maior do que os sistemas tradicionais.
E você? Já sabia de alguma dessas curiosidades? Compartilhe com quem você acha que gostaria de saber disso e acompanhe nossas redes sociais.
Quer continuar por dentro do mundo da refrigeração e saber mais sobre as marcas que fazem esse setor girar? Acesse outras matérias do nosso Blog!