A Danfoss é uma marca reconhecida em todo o mundo pela qualidade e durabilidade de seus produtos. Itens como compressores, válvulas, motores, pressostatos, trocadores de calor, unidades condensadoras, sensores, transmissores, visores de líquido, dentre outros, são alguns pertencentes ao portfólio completo da empresa e que são distribuídos internacionalmente para técnicos e consumidores de produtos de refrigeração.
Iremos abordar neste texto mais sobre a empresa dinamarquesa Danfoss, entender sua trajetória e de onde surgiu uma das principais fornecedoras de equipamentos do setor de AVAC-R no mundo.
Quando e como a Danfoss surgiu?
A Danfoss que conhecemos atualmente se chamava “Dansk Køleautomatik og Apparatfabrik” quando foi fundada por Mads Clausen em 1933. O pequeno vilarejo de Nordborg abrigava a fazenda da família (que permanece até hoje) e foi lá que ele administrou sua empresa por 30 anos.
Filho de trabalhadores rurais, o engenheiro iniciou sua carreira projetando e fabricando materiais para refrigeração na empresa Gram Brothers. Após realizar experimentos com válvulas de expansão e, combinado com o contexto do banimento de importações vindas dos EUA, Mads viu uma oportunidade e abriu sua própria empresa.
A escassez da época e a resiliência de Mads Clausen
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Dinamarca foi ocupada militarmente pela Alemanha entre os anos de 1943 e 1945. Antes disso, a Alemanha ocupou indiretamente o país desde 9 de abril de 1940 numa espécie de sistema de protetorado. No contexto social, a instabilidade política e militar da Europa nos anos de 1930 e 1940 representou uma grave crise de escassez de alimentos, energia e produtos.
Durante seus primeiros anos, a Danfoss precisou se expandir e, até o momento, funcionava em uma cabana de madeira que a mãe de Mads Clausen permitiu que fosse construída em sua horta.
Após a necessidade de expansão, foi construído um edifício separado de estacas ao mesmo tempo em que a empresa estava em pleno funcionamento. A habilidade de suprir demandas e não parar a produção deu a experiência que a empresa mais tarde utilizou no fim da Segunda Guerra Mundial, quando reutilizou um antigo campo de refugiados desativado para erguer um campo fabril na cidade de Elsmark.
Foi nessa época que a empresa foi renomeada para o que conhecemos atualmente: seu nome passaria a ser Danfoss. Além disso, se destacou por grandes inovações para o setor como a construção de protótipos de termostatos de radiador e controles de bicos para queimadores de óleo.
Reconstrução e fortalecimento
Após o período de guerras, os países aliados receberam ajuda financeira para sua reconstrução. O Plano Marshall, ou Programa de Recuperação Europeia, consistia em empréstimos dos EUA à países da Europa e, dentre eles, estava a Dinamarca.
Nesse contexto, Mads Clausen teve a oportunidade de ir para os EUA e Canadá para estudar as fábricas e principais concorrentes da época. Isso permitiu o aprendizado, a importação de tecnologia e conhecimento. Ao todo, foram feitos mais de 30 relatórios vastos com novas descobertas e de cooperação tecnológica entre as empresas. Para além da reformulação fabril, foram importados também os conhecimentos de organização de pessoal, modos de operação, entre outros.
Consulte aqui todos os compressores da Danfoss disponíveis no site da Eletrofrigor: fique por dentro de todos os modelos de diferentes potências para a refrigeração comercial.
Consolidação de mercado e novos horizontes: a Danfoss no mundo
A cidade de Nordborg e a ilha de Als, como um todo, registraram crescimento conjunto com a empresa. Isso se refletia no alto grau de desenvolvimento humano das cidades ao redor, na construção de prédios residenciais e comerciais, além da ampliação da oferta de serviços públicos para a população local. Devido à sua presença, a Danfoss foi um potente vetor de crescimento dos municípios locais e, em médio prazo, para a Dinamarca.
No ano de 1950 a empresa já possuía mais de 3 mil colaboradores em 21 países, o que garantiria sua forte presença no mercado global. Foi realizada a ‘Convenção Danfoss 1950’ na cidade de Nordborg para agentes de todo o mundo, inclusive do Brasil, com o objetivo de trazer mais isonomia e alinhamento para as diversas filiais.
Em 1956 a marca estabeleceu o Departamento de Bem-Estar e Interesses com o objetivo de cuidar dos funcionários que sofreram acidentes de trabalho, administrar organizações sociais que executavam serviços locais e, de maneira geral, cuidar dos seus ativos mais valiosos: os colaboradores, suas famílias e a comunidade.
Essa característica se traduz na longa tradição da Danfoss de manter, em seus quadros funcionais, diversas gerações de famílias como seus colaboradores. A confiança mútua entre os trabalhadores e a Danfoss consolidou a empresa como sinônimo de segurança, responsabilidade e eficiência.
Veja todas as Unidades Condensadora da Danfoss disponíveis na Eletrofrigor e confira todas as novidades do setor de refrigeração comercial!
Reinventando o amanhã e perspectivas futuras
Atualmente a Danfoss possui em seu parque tecnológico produtos de alta qualidade, eficiência energética e mecânica. A tecnologia Danfoss permite o melhor uso das matérias-primas e baixo desperdício.
Em um mundo cada vez mais preocupado com questões ambientais, a empresa aplica a característica da eficiência como uma contribuição a seus clientes. Os produtos da Danfoss possuem qualidade de materiais e inovação constante dos processos.
Seguindo essa diretriz, você pode consultar todas as iniciativas da Danfoss para um mundo mais eficiente e verde clicando aqui!
Gostou desse texto? Clique aqui embaixo e confira outras matérias do Blog da Eletrofrigor: