Seja bem-vindo ao nosso blog.

Split Inverter e Convencional: Qual a diferença?

Seja o Split Inverter ou Convencional, a verdade é que aparelhos de ar-condicionado são equipamentos cada vez mais comuns na maioria dos lares brasileiros.

Com o avanço tecnológico, diversos tipos surgiram no mercado nos últimos anos. Dentre eles, o Inverter se popularizou, principalmente pela sua atraente promessa de garantir um desempenho melhor, sendo mais econômico.

Mas, afinal, ele faz tudo isso que promete mesmo? A Eletrofrigor elencou as principais diferenças entre aparelhos inverter e convencionais e te ajuda a fazer a melhor decisão. 

Qual a maior vantagem de um aparelho Split Inverter?

Apesar de serem um pouco mais caros que aparelhos convencionais, os sistemas inverter prometem compensar à longo prazo, economizando energia em seu funcionamento.

Aparelhos Inverter são mais econômicos porque sua placa não desliga totalmente e, dessa forma, gasta menos na hora da partida e durante seu funcionamento.

Outra questão importante é o seu compressor, que possui baixa rotação. Esse detalhe permite que o ar tenha uma temperatura constante e menos oscilações de energia.

Sem picos de temperatura e energia, o Inverter consegue reduzir de 40% a 60% os gastos na conta de luz, variando de acordo com a marca.

Como o Inverter melhora a refrigeração do ambiente na prática?

Sabe quando o aparelho de ar-condicionado desarma, ficando longos períodos desligado pra só depois ligar novamente e voltar a resfriar o ambiente? Então, com o aparelho inverter a história é outra.

Isso porque ele nunca desliga totalmente. Seu sistema inteligente é capaz de manter a temperatura configurada sem grandes oscilações, o que economiza energia.

Com menos calor no ambiente, o compressor tende a diminuir sua velocidade de trabalho, direcionando o esforço do motor apenas para manter a temperatura.

Ainda não tá convencido? Confira alguns dos outros benefícios de sistemas split inverter.

O alcance de temperatura é mais efetivo.

Diferente do tradicional modelo split, o Inverter alcança a temperatura desejada rapidamente, sem apresentar oscilações, enquanto o split comum alterna em até 2ºC.

Essa característica é um ponto chave para casas e estabelecimentos comerciais localizados em lugares que sofrem com grande alteração de temperatura.

É mais silencioso.

Um compressor que possui baixa rotação não é só mais econômico, mas mais silencioso também.

É por isso que o aparelho inverter não faz quase nenhum ruído durante seu funcionamento.

Usa o R410A, um fluido mais eficiente e amigável ao meio ambiente.

Um problema comum com aparelhos de ar-condicionado convencionais – principalmente os antigos – é o uso de fluidos refrigerantes ultrapassados e nocivos à camada de ozônio.

Aparelhos Inverter funcionam com o fluido refrigerante R-410a, um fluido mais eficiente, ecológico e seguro.

Aparelhos inverter precisam de menos manutenção.

O liga e desliga do compressor gera um desgaste nos componentes internos do aparelho de refrigeração. Já que o compressor do inverter funciona em baixa rotatividade, isso não acontece.

Ou seja, esse é um sistema que vai demorar mais para receber uma manutenção corretiva. Lembre-se, no entanto, que a limpeza dos filtros faz parte da manutenção preventiva e deve ser realizada periodicamente. 

Independentemente do tipo de aparelho, lembre-se, a instalação e manutenção deve ser feita pelo seu técnico refrigerista de confiança.

Essa é a única maneira de garantir que o aparelho funcionará em sua máxima capacidade por mais tempo.

Afinal, qual a diferença entre o Ar Condicionado Inverter e o convencional?

Como você já sabe, aparelhos de Ar-Condicionado Inverter são equipamentos que têm um funcionamento diferenciado, principalmente por conta de seu compressor de baixa rotação.

Sendo uma inovação no mercado refrigeração, o Ar-Condicionado Inverter é um equipamento que proporciona a economia de energia enquanto refrigera o ambiente de maneira mais eficiente.

Apesar de mais caro, aparelhos inverter podem compensar o investimento à longo prazo. Já os aparelhos convencionais são um pouco mais baratos, mas o funcionamento de seu compressor requer bastante energia elétrica, fazendo uma grande diferença na conta de luz no final do mês.

Se sente mais seguro para decidir qual o aparelho ideal para as suas necessidades? Que tal ler nossos outros textos sobre o assunto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe