Flush K11: Tudo Sobre O Substituto do R-141b Para Sistemas AVAC-R 

Considerando que existem dois tipos de limpeza, a interna e a externa, para sistemas de refrigeração e ar-condicionado, esta matéria trata somente da limpeza interna, a que passa por dentro da tubulação dos aparelhos. 

Somente um técnico especializado pode definir se há necessidade da limpeza de um sistema, pois depende da análise do ocorrido com o sistema e sintomas do teste de óleo e do funcionamento do aparelho. Não é uma avaliação visual, como ocorre com a limpeza externa. 

O que é o Flush K11?

Projetado como um auxiliar da manutenção preventiva, o Flush K11 é um fluído de limpeza para sistemas de refrigeração e climatização, incluindo a ar-condicionado automotivo. Sua função é garantir a limpeza das tubulações, prevenindo e retirando umidade e impurezas. Fruto de dois anos de estudo e desenvolvimento, sua tecnologia permite a absorção de detritos e sujidades para garantir a eficiência e vida útil dos sistemas. Utilizado juntamente com o nitrogênio, o Flush K11 remove esses agentes prejudiciais. 

O Flush K11 é um substituto para o R141B e tem um método de limpeza rápido e profundo, com uma evaporação de 10 segundos, que proporciona ao técnico refrigerista a praticidade e qualidade necessárias para os seus trabalhos. 

Além disso, por ter uma formulação desenvolvida diretamente para sistemas AVAC-R, esse fluído de limpeza desenvolvido pela K11 é menos agressivo do que outros.  

Na Eletrofrigor você encontra o Flush K11 para ajudar na sua rotina de técnico refrigerista!

Como funciona esse fluído de limpeza? 

Oferecendo uma limpeza completa e profunda, o Flush K11 garante ao sistema eficácia e evita problemas como obstruções, corrosões e etc. Vejamos alguns pontos interessantes sobre esse produto: 

  • O Flush K11 deve ser utilizado com um kit de pressurização de nitrogênio, que o impulsiona e provoca a sua circulação dentro da tubulação, ocorrendo o processo de limpeza. 
  • Com uma rápida evaporação de 10 segundos, o Flush K11 garante que os contaminantes sejam dissolvidos e removidos do sistema, permitindo que seja utilizado rapidamente. Essa vantagem otimiza a produtividade e reduz o tempo de operação para o técnico. Além disso, o próprio fluído não deixa resíduos.  
  • Eficiente na remoção de detritos e impurezas, o Flush K11 auxilia na longa vida útil dos sistemas, além de garantir economia de tempo e poder reduzir os custos com manutenções futuras. 
  • Por ser um produto biodegradável, o Flush K11 se decompõe naturalmente sem prejudicar o meio ambiente. 
  • O Flush K11 é indicado para processos específicos, como novas instalações, retrofit e troca de compressor. Dessa forma, remove resíduos de fabricação, auxilia na revitalização do sistema e elimina contaminantes que poderiam prejudicar o novo compressor, respectivamente.

Clicando aqui você encontra Reguladores de Pressão e Cilindros de Nitrogênio para te auxiliar na limpeza interna do sistema. Conte com a Eletrofrigor! 

Como utilizar o Flush K11? 

Antes de qualquer coisa, deve-se sempre pontuar a importância dos equipamentos de proteção individual (os EPIs) para a manipulação de qualquer produto químico. Para o Flush K11, a recomendação é utilizar luvas e óculos de segurança adequados, evitando contato acidental com os olhos ou pele. 

A partir da ideia de que a segurança deve estar em primeiro lugar, seguem alguns passos para a aplicação e distribuição do agente de limpeza Flush K11. 

  1. Para a prevenção de acidentes, desligue o sistema. 
  1. Utilize sempre o Regulador de Pressão quando usar um Cilindro de Nitrogênio. 
  1. Utilize sempre a “cabeça” protetora para o seu Cilindro de Nitrogênio. 
  1. Desconecte a tubulação do restante dos componentes. 
  1. Identifique as mangueiras de entrada e retorno do Flush K11. 
  1. Verifique se todas as conexões estão firmes para evitar vazamentos. 
  1. Utilize o kit de nitrogênio pressurizado e ajuste a pressão de nitrogênio para garantir que o Flush K11 tenha contato adequado com a tubulação e faça a limpeza corretamente. 
  1. Monitore a cor do fluído de limpeza na mangueira de retorno e repita o processo quantas vezes forem necessárias para que o fluído saia limpo. 
  1. Realize o vácuo para prevenir resíduos. 

Se persistirem dúvidas, consulte o manual de instruções do produto ou entre em contato com o fabricante.

Que cuidados tomar com esse fluído de limpeza? 

Sabendo que os EPIs são uma medida de segurança indispensável para a utilização do Flush K11, existem outros tipos de cuidados que devemos ter em relação à segurança humana e ambiental. 

Descarte Incorreto: apesar de ser biodegradável, o Flush K11 é um produto inflamável e pode ser prejudicial à saúde humana. O seu descarte irresponsável pode causar acidentes e problemas de saúde. 

Utilização Indevida: é absolutamente perigoso utilizar o Flush K11 em sistemas de lavagem automática elétrica. Essa ação compromete a segurança e integridade do sistema. 

Encontre aqui os EPIs disponíveis na Eletrofrigor e realize seus serviços de maneira segura! 

Por que fazer a limpeza em sistemas AVAC-R? 

A limpeza interna dos sistemas de refrigeração e ar condicionado é indispensável para garantir o melhor desempenho dos aparelhos de refrigeração e climatização. 

Durante o funcionamento dos equipamentos de refrigeração e climatização, é comum que as tubulações sofram com corrosões, vazamentos, umidade excessiva, entre outros problemas que podem interferir diretamente na eficiência e na operação dos equipamentos. 

Por exemplo, se no processo da troca de um compressor a tubulação estiver contaminada por umidade ou pelo óleo, o compressor não funcionará e a garantia do vendedor não cobrirá. 

A Embraco, através do Refrigeration Club, disponibiliza uma página dedicada aos cuidados que devemos ter ao trocar um compressor

Confira o vídeo do nosso colunista Fabrício Cemin testando e utilizando o Flush K11: 

Acesse o site da Eletrofrigor e encontre tudo o que você precisa para realizar a limpeza do seu sistema de refrigeração com rapidez, segurança e eficiência. 

Conteúdo da Postagem

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook

Leia outras publicações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *