Bomba de Vácuo: qual é a importância da ferramenta?

No mercado de refrigeração ainda existem muitas questões a serem desmistificadas. A importância do vácuo no sistema – e consequentemente da ferramenta – é uma delas. Você sabe o que é e qual é a importância do vácuo no sistema de climatização e refrigeração? Fica de olho que viemos esclarecer as coisas para você!

O que é Vácuo?

vácuo é a completa ausência de ar e gases dentro do sistema. O vácuo reduz a pressão no interior do aparelho, o que permite a evaporação da umidade – essa ação evita danos no compressor e na evaporadora, pois a mistura de gás com água gera um composto ácido e até blocos de gelo.

Função da bomba de vácuo:

Para conseguir o vácuo no sistema, é usado a bomba de vácuo. Além disso, a bomba consegue retirar as impurezas das tubulações. Vale ressaltar a importância do processo de limpeza da tubulação. Ele é essencial para evitar futuros entupimentos e danos no aparelho. É aconselhável realizar o vácuo toda vez que for fazer instalação, manutenção e recarga do gás refrigerante – nesse último caso, o gás antigo será eliminado com o vácuo.

Por que o vácuo é importante para refrigeração?

Sem vácuo, a oxidação e a sujeira que circula dentro do sistema refrigerante ficam livres para danificar seu aparelho. Apesar de não existir uma obrigatoriedade para a realização do vácuo no sistema, esse procedimento aumenta a vida útil do aparelho, além de melhorar seu funcionamento.

Para saber mais, acesse nossas outras matérias sobre essa ferramenta:

Conteúdo da Postagem

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook

Leia outras publicações:

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras publicações: