Ferramentas básicas para quem está começando como técnico de ar-condicionado!

Um técnico em início de carreira podem ficar bem confuso em relação às ferramentas, das mais amplas até as mais específicas, já que os serviços de instalação e manutenção de sistemas de refrigeração são bem complexos.

Se esse é o seu caso, não se preocupe. A Eletrofrigor separou uma lista de ferramentas para refrigeração que certamente vai te ajudar. 

Linha branca, refrigeração doméstica e até sistemas de refrigeração industrial. Com essas ferramentas você vai estar preparado para qualquer situação que precisar resolver durante sua rotina de trabalho. 

Vamos lá? 

Bomba de Vácuo

Essa é uma das ferramentas mais essenciais para o técnico refrigerista. É com ela que é feita toda a limpeza do sistema, garantindo a retirada de toda a umidade e impurezas, ou seja, o vácuo. 

Esse processo é importante porque, dessa maneira, a carga de gás refrigerante será mais eficiente, fazendo o sistema de refrigeração funcionar mais e gastar menos, além de aumentar sua vida útil.

Existem muitos modelos diferentes da mesma ferramenta, portanto, sua escolha deve ser baseada nos tipos de serviços que são sua especialidade. Se você quer escolher a bomba de vácuo perfeita para você, confira esse texto sobre o assunto. 

Bombas de Vácuo são ferramentas vendidas nos modelos de 5 CFM até 12 CFM.

Conjunto Manifold e Mangueiras

O Manifold, também conhecido como manômetro, é a ferramenta que vai permitir a medição da pressão dentro de um sistema de refrigeração. Essa ferramenta funciona em conjunto com a bomba de vácuo. 

O Manifold está disponível em duas versões principais, a analógica e a digital. Ambas as opções possuem suas vantagens e desvantagens e cabe ao técnico escolher uma delas de acordo com suas necessidades. 

Outra parte importante são as mangueiras de manifold, que devem ser de qualidade. Esses itens são comercializados em conjuntos com três peças. A vermelha é para uso em alta pressão, a azul para baixa pressão e a amarela para serviços.

Está na dúvida sobre qual é o manifold ideal para você? Então você precisa ler esse texto aqui.

Manifolds também são ferramentas para refrigeração versáteis e essenciais.

Balança para Refrigeração

Essa ferramenta vai te auxiliar durante os processo de carga de fluido refrigerante em sistemas de refrigeração. Dessa maneira, você sempre vai aplicar a quantidade certa de fluido, evitando desperdícios. 

Quer saber as principais vantagens de se ter uma balança digital? Leia esse texto.

Alicate Multímetro

Essa é uma das ferramentas mais utilizadas por técnicos de todo tipo e, principalmente, por técnicos refrigeristas. Ela é capaz de medir tensões elétricas em aparelhos e dispositivos eletro-eletrônicos.

Flangeador e Cortador de Tubos

Essas ferramentas servem para realizar a flange, ou seja a vedação, em tubos de sistema de refrigeração. Existem alguns tipos diferentes da ferramenta disponíveis no mercado atualmente. Tire todas suas dúvidas sobre flangeadores neste post.

Flanges são essenciais para a refrigeração.

Cilindro de Nitrogênio com Regulador

O nitrogênio é um gás muito versátil usado para detecção de vazamentos de fluido refrigerante, pressurização e limpeza de sistemas de refrigeração. Portanto, um cilindro de nitrogênio é essencial. 

E, porque seu manuseio é extremamente perigoso devido à alta pressão dentro do cilindro, é necessário também um regulador de pressão de nitrogênio. Essa é uma ferramenta essencial que evita acidentes fatais. 

Para saber mais sobre o regulador de nitrogênio, confira esse post.

Maçarico

Essa é a ferramenta que permite a vedação de tubos de alumínio ou cobre, uma atividade essencial na rotina do técnico refrigerista. 

Jogo de Chaves 

Você precisará manusear parafusos com muita frequência. É por isso que um jogo de chaves de fenda, allen e phillips de diversos tamanhos é essencial. 

Um jogo de chaves de diferentes tamanhos pode ser muito útil na rotina do técnico refrigerista.

Quer saber mais sobre Ferramentas para Refrigeração?

Essas são algumas das ferramentas essenciais para se trabalhar como técnico refrigerista. No entanto, o conhecimento ainda é a maior e mais útil de todas elas. Adquirir conhecimento e profissionalização é a maneira mais eficiente de fazer seu trabalho ser respeitado.

Leia alguns de nossos outros textos sobre ferramentas!

Conteúdo da Postagem

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook

Leia outras publicações:

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras publicações: