Não corra riscos: trabalhe com fluidos de qualidade!
O fluido refrigerante é um item crucial para o bom funcionamento do ar-condicionado, porque sem ele o aparelho não refrigera corretamente. Com uma importância dessas não dá para brincar, certo?
Comprar fluidos refrigerantes de má qualidade pode colocar sua credibilidade como profissional em risco. Isso pode vir a acontecer porque esses fluidos não possuem a certificação de qualidade e durabilidade de serviço.
Enquanto isso, os refrigerantes de qualidade asseguram o técnico de um trabalho seguro e de qualidade. Atualmente, a Chemours – antiga DuPont – é líder mundial nas vendas de fluidos refrigerantes com os mais altos níveis de qualidade e segurança, além da preocupação com o meio ambiente.
Os fluidos das linhas Suva™ e ISCEON™, da DuPont, agora fazem parte da família Freon™, na Chemours. Os nomes mudaram, mas a qualidade permanece a mesma.
Além dela, outro nome de peso na fabricação de fluidos de qualidade é a Forane. Pertencendo ao Grupo Arkema, uma das principais empresas do ramo de fluidos do mundo, a Forane é sinônimo de qualidade.
O que são fluidos refrigerantes?
Os fluidos refrigerantes, conhecidos como gás refrigerante, são compostos químicos responsáveis por realizar as trocas térmicas no sistema de refrigeração.
Em outras palavras, o fluido é responsável por retirar o calor de dentro do sistema. São popularmente chamados de “gás refrigerante” pois passam do estado líquido para o gasoso ao absorver o calor.
Principais fluidos refrigerantes:
Há vários tipos de fluidos refrigerantes, pois a composição molecular do líquido varia de acordo com sua aplicação.
Os clorofluorocarbonetos (CFC’s) eram os mais utilizados, mas agrediam muito a camada de ozônio. Como alternativa mais viável e ecológica, os hidroclorofluorcarbonos (HCFC’s) ganharam espaço e são os mais utilizados atualmente.
Os mais comuns para climatização residencial e comercial são o R-22 e o R-410A – gás ecológico – R-407C.
Como escolher o fluido refrigerante adequado:
Um bom fluido é aquele que atende o maior número de quesitos, tendo em vista que nenhum consegue atender a todos.
Algumas características precisam ser levadas em consideração, como aplicabilidade, segurança do material envolvido, impacto ambiental e o seu desempenho energético, quanto menor desempenho energético do fluido, maior consumo de energia do aparelho.
Abaixo, temos uma tabela sobre os fluidos, retirada da publicação do Ministério do Meio Ambiente, de 2011 – Uso de Fluidos Alternativos em Sistemas de Refrigeração e Ar-Condicionado. Você pode visualizar a imagem ampliada ao clicar nela.
Aposte em qualidade
Para ter sucesso e reconhecimento no seu trabalho, aposte em qualidade. Bons materiais são capazes de influenciar no serviço, viabilizando melhores resultados.
Precisando de fluidos refrigerantes? Clique aqui e acesse nosso site
4 respostas