Além de preservar o meio ambiente, a prática de reciclar gases refrigerantes pode também ser muito lucrativa para o técnico refrigerista. Isso acontece porque ao reciclar o fluido, você pode reutilizá-lo em outro sistema, eliminando a necessidade de comprar uma nova garrafa de fluido refrigerante. Sabe qual a ferramenta que possibilita tudo isso? A recolhedora de gás!
Quer saber como utilizar essa ferramenta tão útil? Então vem com a gente que hoje a Eletrofrigor vai te ensinar o passo a passo de como funciona uma recolhedora de gás refrigerante.
Como uma Recolhedora de Gás Refrigerante funciona?
A ferramenta suga o fluido refrigerante de dentro do sistema e faz a filtragem do produto em seu mecanismo. O fluido entra no mecanismo por uma válvula e sai por outra, para dentro de um recipiente para armazenamento.
Um manifold e um cilindro de qualidade são ferramentas adicionais necessárias para a realização do recolhimento de fluido.
Mas, como é feito o processo de recolhimento do fluido?
Para usar a recolhedora de gás refrigerante basta seguir alguns passos simples. Confira abaixo.
1 – Primeiro passo é acoplar a mangueira azul do seu manifold na válvula de serviço do equipamento
2 – Logo após, acople a mangueira amarela na entrada da recolhedora.
3 – Depois, conecte uma mangueira na saída da recolhedora e conecte-a na entrada do cilindro de armazenamento de fluido.
4 – Abra as válvulas para possibilitar a passagem do fluido.
5 – Ligue a recolhedora e acompanhe a pressão do sistema através do seu manifold.
Posso usar a Recolhedora de Gás Refrigerante para mais de um fluido?
Você pode usar a recolhedora para mais de um fluido refrigerante. No entanto, precisa se atentar para alguns detalhes para que não haja contaminação entre os gases refrigerantes.
Alguns modelos de recolhedoras possuem a função de expurgar o gás que sobra no sistema depois da filtragem. Dessa maneira, ao apertar um botão, o gás é retirado do sistema, ficando pronto para receber outro tipo de fluido.
Com a reutilização de gases refrigerantes, você pode economizar muito!
Em ferramentas que não possuem essa função, a limpeza precisa ser feita com uma carga de nitrogênio pressurizado. Da mesma forma, as mangueiras precisam ser higienizadas. Se o fluido for contaminado, sua reutilização não será eficiente.
Quer saber mais sobre fluidos refrigerantes? Então leia esses outros textos:
Uma resposta