Seja bem-vindo ao nosso blog.

Ar-condicionado com problema de Pinga-Pinga? Conheça o VapoAr

Sabe aquele pinga-pinga do ar-condicionado? Ele é comum em locais que não tem saída do dreno para o esgoto e, com isso, o dreno não descarrega. O VapoAr é o equipamento específico para acabar com o gotejamento do ar-condicionado nesses locais.

O que é VapoAr?

Calma, o seu ar-condicionado não está com problemas. O gotejamento de água pelo equipamento é supernormal, pois faz parte do processo de resfriamento do ar. O VapoAr foi desenvolvido para drenar toda esta água eliminada pelo seu aparelho. Esse aparelho é composto por um componente de circuito aberto em sua parte interna. Quando há entrada de água condensada neste circuito, as paletas internas são acionadas, os polos do circuito fecham contato e ativam a resistência que inicia o processo de evaporação da água. 

O VapoAr consome muita energia?

O VapoAr só entra em funcionamento quando o ar-condicionado é ativado, ou seja, não existe desperdício de energia. Além disso, o aparelho é bivolt, funcionando tanto em 110vac quanto em 220vac. Mas não se preocupe, por ser um circuito simples, o consumo de energia é insignificante. Para que você consiga projetar o cálculo do seu gasto de energia com o aparelho, basta seguir a seguinte fórmula:

0,8Kw (maior consumo do Vapoar) x Xh (*horas de consumo diário) x 30 dias (consumo mensal) x R$ xx,xx (**tarifa de energia elétrica da sua região)= R$ xx (valor mensal gasto com o VapoAr)

*Considerar quanto tempo o seu ar condicionado permanece ligado diariamente. O tempo de consumo diário em horas; **Verifique o valor do Kw cobrado pela fornecedora de energia elétrica da sua região e substitua na fórmula.

O VapoAr funciona no meu ar condicionado?

VapoAr consegue atender à inúmeros aparelhos porque pode ser encontrado em dois modelos que atendem tanto os ar-condicionados de 7.500 BTUs quanto os equipamentos de 24.000 BTUs. Para ar-condicionado de janela de até 12.000 BTUs, o modelo indicado é o VapoAr Single. Já para aparelhos de janela e do tipo split acima de 12.000 BTUs, recomenda-se o modelo VapoAr Double.

Um ar-condicionado novo funciona bem com o VapoAr?

Os ar-condicionados novos costumam vir com uma resina no sistema de refrigeração e essa substância dificulta a evaporação da água. Nesses casos, o fabricante recomenda a utilização do ar-condicionado por 1 semana sem o VapoAr, para que toda a resina seja eliminada naturalmente. Após esse período, já é possível instalar o equipamento que funcionará sem problemas. Outro fator que prejudica a evaporação pelo aparelho são os produtos químicos utilizados para limpeza do ar-condicionado. Nessa situação, o procedimento acima deve ser repetido: utilize o ar por 1 semana sem o equipamento, para eliminar as substâncias.

Recomendações para uso do VapoAr

Para a instalação, é necessário verificar se o local em que o ar-condicionado está instalado possui uma estrutura em boas condições de conservação, pois o funcionamento do VapoAr será comprometido caso entrem fragmentos de ferrugem em seus componentes.

Para obter maior duração da vida útil do equipamento, recomenda-se a limpeza periódica tanto do ar-condicionado quanto do VapoAr, pois o acúmulo de sujeira poderá causar deterioramento dos componentes elétricos, além de favorecer a proliferação de bactérias, fungos etc. Também há uma recomendação do fabricante para utilização de um circuito elétrico independente para o VapoAr.

Dessa forma, a manutenção e limpeza do aparelho ficam mais fáceis e práticas.

Gostou deste post? Nós da Eletrofrigor prezamos por oferecer conteúdo que respondam suas dúvidas e apresentem novidades para você. Assine nosso blog e nos siga no Facebook para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado da refrigeração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe