Em estabelecimentos comerciais, o ar-condicionado é praticamente um funcionário da empresa e precisa de atenção se quiser impressionar positivamente o cliente. Mas você faz a manutenção preventiva para esse seu funcionário ilustre trabalhar corretamente?
FIQUE ATENTO às dicas abaixo para manter seu aparelho, e seu estabelecimento, funcionando a pleno vapor!
Manutenção Corretiva x Manutenção Preventiva: Qual a diferença entre elas?
O sistema de refrigeração representa uma parte importante para o comércio alimentício, mas é também um dos maiores vilões na questão de custo. Além do alto valor pago em energia elétrica, o preço das manutenções aumenta o gasto com esses aparelhos. O principal erro de estabelecimentos comerciais em geral é deixar para realizar a manutenção apenas quando o aparelho apresentou algum defeito. Chamamos de manutenção corretiva este tipo de procedimento, que tem apenas como objetivo a correção do problema.
Os principais problemas da manutenção corretiva são:
- Com a quebra do aparelho alguns produtos perecíveis, como alimentos, podem estragar;
- Perda de cliente, pela falta de qualidade ou impossibilidade de atendimento;
- Aumento do consumo de energia;
- Gastos mais altos para manutenção, devido a urgência.
A melhor saída para reduzir os gastos, então, é deixar de pensar apenas na correção do problema e passar a ter como objetivo a prevenção.Essa forma de proceder é o que chamamos de manutenção preventiva. A realização da manutenção preventiva busca evitar o aparecimento de problemas nos equipamentos e reduzir os gastos com procedimentos de urgência, pois o estabelecimento não correrá o risco de perder clientes e produtos e, com isso, terá mais tempo para fazer pesquisas de mercado.
Já a manutenção preventiva é só alegria
- Aumento do rendimento do equipamento;
- Aumento da vida útil do aparelho;
- Menor gasto em reposição de peças;
- Redução do consumo de energia;
De acordo com o Manual de Boas Práticas em Supermercados para Sistemas de Refrigeração e Ar Condicionado elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), a forma mais eficaz de se prever problemas nos equipamentos frigoríficos é elaborar uma Planilha de Manutenção Preventiva. Nessa planilha, deve conter os dados de temperatura e pressão do aparelho, para servir de base para futuras revisões.
Dicas para manutenção do ar condicionado
Limpeza do filtro
Recomenda-se que seja feita uma revisão nos filtros toda semana, mas deve-se levar em consideração que a quantidade de sujeira irá variar de acordo com o ambiente refrigerado. Com uma planilha, fica mais fácil criar uma rotina de inspeção adequada à sua empresa.
Líquido Refrigerante
É importante sempre observar se há vazamento do líquido refrigerante. Se isso estiver acontecendo, o ar deixa de ser refrigerado e o consumo de energia aumenta. Peça auxílio ao técnico de refrigeração.
Manutenção do ar-condicionado
A manutenção do aparelho para higienização do equipamento deve ser realizada de ano em ano, além de verificar se há necessidade de troca de peças.
Dicas para manutenção do refrigerador
Vedação
Mantenha a borracha de vedação sempre em bom estado para que o ar frio não seja dissipado. Temperaturas erradas dentro do refrigerador podem acarretar perda de alimentos.
Degelo
Só coloque os alimentos de volta no aparelho depois que ele estiver na temperatura ideal. No caso do freezer, recomenda-se primeiro que o aparelho seja ligado e, só após duas horas, os alimentos devem voltar para a refrigeração.
Ressaltamos aqui a extrema importância de que toda a manutenção dos aparelhos seja realizada por técnicos qualificados. O trabalho de uma pessoa sem conhecimento específico pode causar problemas maiores no seu equipamento.
Agora que você já entendeu a diferença entre manutenção preventiva e corretiva, preparamos um outro material que vai te ajudar a acabar com um dos principais incômodos causados pelo ar-condicionado: o pinga-pinga! Saiba como acabar com esse vilão.
5 respostas