Zennith: Você Sabe os Cuidados Necessários para Usar?

É comum por parte do técnico refrigerista limpar os componentes de alumínio dos aparelhos de refrigeração quando vai fazer a manutenção dos mesmos. Para isso, é comum utilizar um detergente apropriado para essa operação. O mais conhecido deles é o Zennith.

Assim como com outros produtos, é importante estar atento aos cuidados necessários para utilizar esse tipo de detergente. Existem contraindicações e procedimentos corretos a serem executados para não pôr em risco à vida do técnico.

Pensando nisso, elaboramos essa postagem para explicar como utilizar o Zennith de maneira adequada, sem oferecer riscos para quem usá-lo em limpeza de aparelhos de refrigeração.

 

Garrafa de Zennith Zenite Zennite Zenith Limpeza de Condensadores e Evaporadores de Ar Condicionado
Zennith – Produto para Limpeza

Zennith: O que é?

O Zennith é um detergente ácido usado na limpeza de aparelhos refrigeradores,  especialmente indicado para limpeza de alumínio, como as serpentinas de ar condicionado doméstico e industrial.

Ele possui tensos-ativos biodegradáveis, que são substâncias capazes de diminuir a tensão superficial das partículas. Ou seja, ele solta as partículas de sujeira de uma superfície facilmente.

Por conta dessa característica, a oxidação das peças saem de forma tranquila ao utilizar esse produto, não ocasionando danos ao aparelho.

Por que e para que limpar aparelhos refrigeradores?

Os aparelhos de refrigeração com seu uso constante acabam retendo algumas impurezas no cotidiano, como a poeira.

As sujeiras ficam presas em locais como o filtro, a serpentina e em outras peças. Por este fator, os aparelhos acabam por ter sua potência reduzida e não trabalham com a mesma força de aparelhos em dia com a limpeza e manutenção.

Manter os aparelhos de refrigeração limpos fazem com que os mesmos funcionem da maneira correta, sem interferir na refrigeração, como aconteceria se estivesse com algumas impurezas.

Portanto, é recomendado que a limpeza geral do aparelho seja feita todo ano e o filtro seja limpo todo mês.

Ar COndicionado, Limpeza, Manutenção, Zennith
Contrate um técnico de refrigeração para realizar a limpeza do ar condicionado.

Limpeza e cuidados com Zennith

A limpeza de aparelhos refrigeradores não é considerada uma tarefa difícil, porém o uso do Zennith pede alguns cuidados. Por causa disso, é recomendado contratar um técnico refrigerista para realizar o serviço.

Dentre os principais cuidados e procedimentos estão:

  1. Por ser um ácido, ao entrar em contato direto com a pele, pode causar irritações e até mesmo ferimentos em quem está manuseando o mesmo. Para que isso não ocorra, é extremamente recomendado utilizar luvas ao trabalhar com esse detergente.
  2. Outra recomendação é dissolver o produto em um pouco de água antes de aplicar na serpentina e em outros componentes de alumínio, já que é uma forma de diminuir a agressividade do ácido.
  3. O uso de um pulverizador é essencial no processo de mistura da água e do produto. Já utilizando as luvas, você pode colocar um pouco do produto e misturar a uma parcela de água dentro do pulverizador. Dessa forma, você não fica em contato direto com as substâncias químicas.

Atenção: caso você não tenha qualificação profissional, não recomendamos utilizar esse detergente por ser agressivo a pele. Usar de forma incorreta pode acarretar em agressões em diferentes partes do corpo e também as peças dos aparelhos de refrigeração.

 

Zennith: Detergente para Limpeza de Ar Condicionado
Zennith: Detergente para Limpeza de Ar Condicionado
Mantenha o aparelho de refrigeração funcionando a pleno vapor:

Você realiza manutenção preventiva em seus aparelhos refrigeradores? Ou somente quando dão defeito? Saber a importância da manutenção pode te ajudar a gastar menos e manter seu ambiente sempre fresco.

Na Eletrofrigor você encontra todos os produtos de limpeza e óleos essenciais para manter seus aparelhos de refrigeração funcionando corretamente!

Acesse nosso site e confira os melhores preços de produtos para refrigeração!

8 thoughts on “Zennith: Você Sabe os Cuidados Necessários para Usar?

  1. marcelo 27 de fevereiro de 2018 / 09:44

    isso e muito bom msm para a gente tecnico

    • Giulia Soares | Eletrofrigor 27 de fevereiro de 2018 / 11:54

      Olá, Marcelo!

      Trabalhar produtos químicos é sempre um perigo quando não sabemos a maneira correta de utilizar, não é mesmo?

  2. Wagner Alves 28 de fevereiro de 2018 / 20:58

    Um dos modos de usá-lo seria modificar bem a pessa antes de fazer uso do produto para que haja melhor efeito do produto expulsando todo fungo ou sugeira acumulada por duas ou três vezes …

    • Giulia Soares | Eletrofrigor 1 de março de 2018 / 12:13

      Olá, Wagner!

      Essa é uma forma de utilizar, mas aplicar o Zennith puro pode acabar danificando a peça e até machucar sua pele. Tome cuidado!

      Abraços

  3. Alessandro monteiro 25 de junho de 2018 / 10:23

    Usei o produto se conhecer a formula e machuquei as maos e unhas ,esta sem luvas.

    • Eletrofrigor 31 de julho de 2018 / 10:29

      Alessandro bom dia, obrigado pela mensagem. Pois é, o Zennith é um ácido muito poderoso e precisamos tomar todos os cuidados ao utilizá-lo. Esperamos que já esteja recuperado.

  4. Fábio 14 de março de 2019 / 15:01

    Poderia argumentar sobre a remoção do produto após aplicação, se é necessária ou não. Muitos o fazem com bastante água – após isolar todos os contatos elétricos – para que o produto não corroa as partes metálicas de forma a prejudicar o equipamento.

    • Eletrofrigor 19 de março de 2019 / 11:44

      Olá Fábio,

      Agradecemos pela dica!
      Em breve teremos mais conteúdo sobre Zennith e manutenção de sistemas de refrigeração no geral.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *