TOP 5 Ferramentas Para o Técnico em Começo de Carreira

Um Técnico Refrigerista precisa dispor de algumas ferramentas essenciais no dia-a-dia para exercer seu trabalho sem dificuldades, ainda mais aqueles que estão iniciando na carreira. O investimento nesses instrumentos permite ao profissional ter agilidade, qualidade e segurança.

No caso de um técnico que está iniciando, mesmo que não seja possível investir em equipamentos de custo elevado, saiba que sempre existem opções de ferramentas com excelente custo benefício e que cumprem bem a função desejada.

Se você começou agora como técnico, separamos um TOP 5 de Ferramentas para Técnicos em Início de Carreira para te auxiliar! Não deixe de conferir!

Manifold

1. Manifold:


O Manifold é utilizado para medir a pressão do gás refrigerante utilizado no aparelho de refrigeração e não pode faltar na mala de ferramentas de qualquer técnico.
Existem no mercado dois tipos de manifold: analógico e digital. A diferença entre ambos está em precisão e agilidade.

Uma vantagem do manifold digital é que, além de ter oferecer mais funções, geralmente já possuem o vacuômetro integrado. Vale a pena conferir qual é mais interessante de se obter em início de carreira, comparando custo x benefício.

2. Bomba de vácuo:


A Bomba de Vácuo é uma das ferramentas mais importantes para a instalação e manutenção de ar-condicionado, pois tem a função de retirar toda a umidade e impurezas do sistema antes de liberar o gás refrigerante.

Na hora de comprar sua bomba de vácuo, mais importante que o volume de ar que a bomba consegue puxar por minuto (significado da sigla CFM), é saber a diferença entre uma bomba de um estágio ou dois estágios.

A bomba de dois estágios acaba sendo uma opção melhor. Uma bomba de um estágio, por maior que seja sua capacidade de CFM, jamais atingirá o vácuo profundo atingido por uma bomba de duplo estágio, o que explica essa recomendação.

Vacuômetro

3. Vacuômetro:


O Vacuômetro é responsável por medir o vácuo no interior do sistema. Essa medição é importante, pois pode ser um indicador de defeito em algum aparelho.

Alguns modelos de bomba de vácuo já vem com seu próprio vacuômetro, assim como o manifold digital. Tal fator pode ajudar na economia, para não ter mais um gasto adicional. Porém, é importante ter um vacuômetro digital a parte para melhor precisão e eficiência.

Multímetro
4. Multímetro:


O Multímetro diagnostica os problemas elétricos do sistema. É um equipamento que consegue medir a voltagem, corrente e resistência dos componentes elétricos do sistema refrigerador.

Esse aparelho possui a capacidade de realizar a medição elétrica de três tipos: o voltímetro, amperímetro e ohmímetro. No mercado, você pode encontrar essas três ferramentas separadamente, mas o custo x benefício de um multímetro costuma compensar, dada a sua multifuncionalidade.

Flangeador

5. Conjunto flangeador, cortador e alargador de tubos:


O Conjunto Flangeador precisa ser resistente a produtos químicos. Esse conjunto é utilizado na instalação ou remoção da tubulação do sistema refrigerante. A facilidade do Kit está em obter de uma só vez várias ferramentas importantes, que poderiam ser compradas separadamente.

Para explicar melhor, vamos detalhar cada ferramenta que compõe o Kit:

Flangeador

O Flangeador é a ferramenta usada para dar forma a extremidade do tubo. O tubo com flange permite vedação completa quando se unem tubulações, válvulas e registros através de porcas.

Cortador de Tubos

O Cortador de Tubos tem como função cortar tubos de maneira rápida, limpa e sem deixar rebarba.

Alargador de Tubos

O Alargador de Tubos permite alargar tubos com facilidade e qualidade. Capaz de preparar as tubulações para realizar perfeitas emendas através de solda.

 

Além desses equipamentos específicos para o técnico de refrigeração, é comum o uso de ferramentas mais gerais como kit de chaves, alicates para fiação, serra-copo, o maçarico e furadeira. Clique Aqui e Confira nossa lista completa de Ferramentas para Técnicos em Início de Carreira!

Todas essas ferramentas citadas são essenciais para técnicos refrigeristas que estão iniciando na carreira, além de outras que podem ser necessárias ao longo do tempo.

Com a evolução do profissional e aumento do número de serviços, novas necessidades virão e seu kit de ferramentas e equipamentos irá crescer.

Está pesquisando onde comprar suas ferramentas para te preparar para o mercado de trabalho, considerando economia e variedade? Na Eletrofrigor você encontra todos os instrumentos para te preparar para esta nova etapa.

Acesse nosso site e confira os melhores preços para ferramentas!

2 thoughts on “TOP 5 Ferramentas Para o Técnico em Começo de Carreira

  1. Edson Rodrigo Armentino 28 de outubro de 2017 / 01:27

    Estou começando minha carreira profissional na área de refrigeração agora, já faz três anos que atuo como funcionário e técnico na área de linha branca de uma empresa. Mas meu sonho é um dia trabalho por conta própria e montar minha empresa, mas devido minhas condições financeiras não tem cido fáceis.
    Estou tentando comprar meus equipamentos de trabalho, esse kit de ferramentas seria fundamental para mim mim ajudaria muito, porque eu deixo de prestar muitos serviços por não ter todas as ferramentas que preciso.

    • Eletrofrigor 30 de outubro de 2017 / 12:52

      Olá, Edson!

      Estamos torcendo para que alcance seus sonhos.
      Você já deu uma olhadinha em nossos site? Lá tem várias ferramentas com o preço bem em conta. Se precisar de qualquer ajuda, pode falar com a gente. Estamos aqui!

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *