Quais os principais tipos de compressor para refrigeração?

  • Dicas
  • 2 Comentários
Quais os principais tipos de compressor para refrigeração?

Compressores são peças essenciais para o funcionamento de qualquer sistema de refrigeração. Sua função é aumentar a pressão de algum fluido. Quão bem você conhece cada tipo de compressor para refrigeração?

Responsável por mais da metade do consumo de energia de um sistema de refrigeração, um bom compressor é essencial. É impossível falar de refrigeração comercial, industrial ou residencial, sem falar de compressores.

É por isso que escolher o produto certo é tão importante. Para cada aplicação de sistemas de aquecimento ou refrigeração existe uma opção de compressor ideal. Eles são divididos entre compressores de deslocamento positivo – divididos entre rotativos e alternativos – e compressores de deslocamento dinâmico – divididos entre centrífugos e axiais.

Vamos entender um pouco mais sobre eles?

Quais os principais tipos de compressor para refrigeração disponíveis no mercado?

Compressor Rotativo

Um dos mais sofisticados equipamentos de refrigeração, o compressor rotativo é produzido sob um regime extremamente automatizado, a fim de garantir a maior precisão possível.

Compressores rotativos são mais compactos e possuem um nível de ruído reduzido. Em comparação aos compressores alternativos, o tipo rotativo apresenta uma economia de energia de até 40%.

Além disso, se testado sob as mesmas condições, o compressor rotativo também apresenta uma performance ligeiramente maior.

Compressores Rotativos são uma tendência entre grandes fabricantes de ar condicionado de até 30.000 BTUs/h.

Compressores rotativos, no entanto, podem apresentar um maior aquecimento durante seu período de funcionamento. Isso ocorre porque a descarga de gás é feita dentro da própria carcaça. Esse tipo de compressor é muito utilizado tanto em aparelhos de ar condicionado janela, quanto em aparelhos split.

Compressor Alternativo

Também conhecido como compressor recíproco, seu sistema de compressão é movido através de um pistão. Consequentemente, isso faz com que esse tipo de compressor seja mais ruidoso e menos eficiente energeticamente.

Compressores alternativos são confiáveis e robustos, amplamente usados nos modelos de ar condicionado janela e split até 30.000 BTUs/h. Apesar de ainda serem bastante comuns, gradativamente, esse tipo de equipamento está sendo substituído pelo tipo rotativo.

A descarga de gás é feita pela serpentina de descarga. Com isso, sua dissipação de calor é maior, evitando superaquecimento.

Compressor Scroll

Esse tipo de compressor possui duas partes que funcionam em forma de espiral, separadamente. Esse tipo de equipamento garante uma grande eficiência energética e um baixo nível de ruído. Além disso, esse compressor requer menos partes móveis que compressores a pistão.

Ele também possui uma baixa velocidade de deslizamento. Portanto, isso contribui para que seu funcionamento seja suave e gere menos ruídos, se comparado com outros modelos. O compressor scroll é mais utilizado em chillers e sistemas de ar condicionado a partir de 24.000 BTUs/h.

No caso dos compressores scroll utilizados para ar condicionado, não existe válvula de descarga interior.

Compressores Scroll são muito utilizados em aparelhos de refrigeração industrial como chillers.

Compressor Centrífugo

Também conhecidos como compressores radiais, esse tipo de equipamento é aplicado quando se trabalha em uma faixa mais ampla de fluxo. Esse compressor contém muitas pás, com propulsores de alta velocidade.

O Compressor Centrífugo pode funcionar com rotações entre 15.000 rpm e 100.000 rpm. Além disso, eles possuem resfriamento de ar entre estágios. Isso aumenta o rendimento, já que a dissipação de calor é otimizada.

Esse tipo de compressor também possui uma produção de ar comprimido mais uniforme, além de diminuir as chances de contaminação de óleo no sistema. Duráveis e confiáveis, compressores centrífugos são também silenciosos e apresentam ótimo custo-benefício.

Compressor Inverter

Compressores com tecnologia inverter são relativamente novos no mercado. Eles são capazes de controlar a velocidade da rotação e trabalhar em baixa frequência. Seu funcionamento, portanto, evita os picos de energia que fazem alguns aparelhos consumir muita eletricidade.

A diferença de consumo de um compressor inverter para o convencional pode ser de até 40% a menos. Compressores inverter são encontrados mais facilmente em aparelhos de ar condicionado split, mas também podem fazer parte de sistemas VRF.

Qual tipo de compressor você mais utiliza? Deixe sua resposta aqui nos comentários.

Esse texto foi útil para você? Então dá uma olhada nesses outros conteúdos que separamos pra você.

Como Fazer Para Identificar Problemas no Compressor?
Você Conhece os Tipos de Compressores Copeland?
Vazamento de Fluido: Como Prevenir?

Este post tem 2 comentários

  1. Boa noite! Muito bom o artigo. Porém no começo do texto, consta uma informação incorreta: o compressor não muda o estado físico do fluido, partindo do princípio que ele apenas comprime fluidos gasosos. Lembrando que é possível mudar o estado termodinâmico, sem mudar o estado físico.

    Att,

    1. Nós agradecemos pelo seu comentário, Henrique!

      Abraços,
      Equipe Eletrofrigor

Deixe uma resposta

Fechar Menu