Saiba porquê se especializar em manutenção de sistemas inverter

  • Dicas
  • 4 Comentários
Saiba porquê se especializar em manutenção de sistemas inverter

Saiba como e porquê se especializar em manutenção de sistemas inverter

Mais do que apenas um luxo, sistemas de refrigeração são quase uma necessidade básica. Da indústria farmacêutica, hospitalar e até a aplicação doméstica e industrial, a refrigeração é um recurso indispensável para o funcionamento da economia e para a promoção de uma melhor qualidade de vida para todos.

Não é à toa que muito investimento é feito, todos os anos, para aperfeiçoar e tornar esses sistemas mais eficientes e econômicos. A última grande inovação no mercado de AVAC-R – Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração – foi o lançamento dos compressores com a tecnologia inverter.

Mas, por quê eles são considerados tão inovadores e importantes? A gente vai te contar tudo nesse artigo.

Afinal, qual a diferença entre um aparelho inverter e um convencional?

Muito se ouve falar dos aparelhos de ar condicionado split inverter, não é mesmo? A verdade é que esses aparelhos são construídos como aparelhos convencionais, o segredo está em seu compressor, que funciona de forma diferenciada. 

Por isso, muitos outros tipos de ar condicionado – como os Chillers, Self Contained e VRF – podem também contar com a tecnologia inverter. A cada dia novos modelos inverter chegam ao mercado.

A maior promessas dos aparelhos inverter é conseguir ser mais eficiente, gastando menos energia. Quem possui esses equipamentos em casa, pode atestar: a economia chega a uma redução de até 60% no gasto de energia elétrica. Além disso, esses aparelhos também são mais silenciosos e tendem a durar mais.

Mas você sabe por quê? O segredo está no compressor.

Como funciona um aparelho inverter?

Se você já usou um aparelho de ar condicionado convencional já deve ter percebido que, de tempos em tempos, ele faz um barulho mais forte e depois fica em silêncio, né? Esse som é o compressor desarmando.

Um ar condicionado convencional funciona da seguinte forma: o compressor é acionado por um termostato, que lê a temperatura ambiente e passa a informação para o componente; então, o compressor entra em funcionamento, resfriando o ar; assim que a temperatura designada pelo usuário é atingida, o termostato passa a informação novamente e o compressor desliga-se automaticamente, pronto para recomeçar o ciclo.

Em um aparelho inverter a história é bem diferente. A tecnologia inverter faz com que o compressor não precise desligar completamente durante seu funcionamento. Na prática, isso se traduz em aparelhos de refrigeração mais silenciosos, duráveis e econômicos.

Ora, mas se ele funciona o tempo todo, isso não vai aumentar a conta de luz? Nesse caso, não. Isso ocorre porque um compressor inverter é capaz de funcionar em velocidades bem baixas, ideais para manter a temperatura designada pelo usuário.

Este gráfico mostra o funcionamento do compressor com tecnologia inverter. Fonte: IEI Brasil.

Mas por que isso é bom? Para começar, sem paradas bruscas, o compressor evita picos de energia, o que o torna mais econômico. Ele também é capaz de atingir a temperatura ideal mais rápido. Além disso, compressores inverter são capazes de fazer com que a temperatura do ambiente seja mais equilibrada, sem gelar demais ou de menos.

Mas o maior benefício de utilizar um compressor inverter está no fato de que, sem as paradas bruscas, as peças internas sofrem menos desgaste e duram por muito mais tempo.

Por que me especializar na manutenção de aparelhos de ar condicionado inverter?

Pode parecer simples, mas a manutenção nesse tipo de aparelho é muito mais complicada do que em aparelhos convencionais. Isso porque todas as peças – da placa eletrônica até as válvulas – são construídas e funcionam de maneira diferente.

Os componentes eletrônicos, portanto, são mais complexos, contando com tecnologia de ponta. Consequentemente, o nível técnico de um profissional habilitado para manusear esse sistema deve ser maior, assim como o valor da sua mão de obra.

O número de venda de aparelhos inverter sobe a cada dia e, na prática, isso significa que a demanda por serviços de instalação e manutenção desse tipo de aparelho tende a crescer e profissionais com mais experiência e disposição para aprender sobre essa nova tecnologia podem se destacar no mercado.

Um profissional da área de refrigeração com conhecimento em equipamentos inverter certamente se destacará.

Mas como me especializar nessa área?

Atualmente, existem diversas opções de cursos na área de especialização em sistemas inverter. Se você tem uma rotina corrida e precisa de praticidade na hora de estudar, cursos online ou semi presenciais são as melhores opções. Com eles, você pode acessar o conteúdo de qualquer dispositivo, como o celular ou computador.

Agora, se você prefere colocar a mão na massa, dê preferência aos cursos presenciais. Existem instituições muito conceituadas que oferecem cursos completos de refrigeração, assim como cursos específicos para aqueles que precisam aprofundar seus conhecimentos na tecnologia inverter.

De qualquer maneira, a especialização é a única forma de garantir um serviço de qualidade para seu cliente. Buscar conhecimentos e solidificá-los também é uma boa maneira de agregar valor ao seu serviço, se destacar no mercado e alcançar clientes diferenciados.

Você se interessa por sistemas inverter? Nós temos mais textos pra você!

Quais os principais tipos de compressor para refrigeração?
Split Inverter e Convencional: Qual a diferença?
Qual a diferença entre um ar condicionado self contained e um split?

Este post tem 4 comentários

  1. Bom dia. Tenho interesse em me especializar em aparelhos inverter. Sabe me informar onde posso me matricular?Moro no Rio de janeiro

    1. Olá Francisco, tudo bem?

      Nós não temos indicação de cursos profissionalizantes, mas sugerimos que você informe-se com outros técnicos e profissionais da sua região.

      Bons estudos!

      Abraços,
      Equipe Eletrofrigor

  2. Post muito bom!
    Infelizmente a manutenção preventiva no Ar Condicionado ainda é muito negligenciada no Brasil.
    Parabéns!

    Grande abraço!

    Equipe Arquitetura Térmica

    1. A gente agradece pelo seu comentário!

      Abraços,
      Equipe Eletrofrigor

Deixe uma resposta

Fechar Menu