Qual a importância do Regulador de Nitrogênio?

  • Ferramentas
  • 1 Comentário
Qual a importância do Regulador de Nitrogênio?
Regulador de Nitrogênio

Você certamente já se deparou com um equipamento que estava vazando fluido refrigerante durante algum serviço de manutenção, certo? Ou já teve que pressurizar um sistema de refrigeração? E limpar algum sistema antes de realizar uma nova carga? Então você já deve, ou deveria, ter utilizado um Regulador de Nitrogênio.

O Nitrogênio é um fluido muito utilizado na refrigeração. Ele é a principal escolha para a detecção de vazamentos em sistemas de refrigeração porque é isento de umidade, ou seja, não contamina o sistema. 

O Regulador de Nitrogênio é um produto que garante a segurança do técnico refrigerista.
O Regulador de Nitrogênio é um produto que garante a segurança do técnico refrigerista.

Além disso, o componente é muito sensível à variação de temperatura, o que o torna mais preciso na detecção. Tudo isso sem representar riscos ao meio ambiente, já que esse é um dos gases que compõem a atmosfera. 

Seu manuseio, no entanto, requer alguns cuidados essenciais, afinal, a pressão dentro dos cilindros pode chegar a até 3000 psi. Aí que entra o Regulador de Nitrogênio, ferramenta muito importante para evitar graves acidentes. 

Mas você sabe qual o regulador ideal para refrigeração? Continue lendo para descobrir. 

Como saber qual o Regulador de Nitrogênio certo para refrigeração?  

Para começar você precisa saber é que existem dois tipos de reguladores, o de alta pressão e o de baixa pressão. O de alta pressão é o ideal para realizar a pressurização em sistemas de refrigeração maiores, como splits e aparelhos de refrigeração comercial. 

O regulador para nitrogênio tem dois manômetros. Um deles exibe a pressão do cilindro, dizendo o quanto ainda existe de carga em seu interior. Já o outro exibe a pressão de saída para o sistema de refrigeração, ajudando a controlar a pressurização do equipamento. 

Regulador de Pressão de Nitrogênio da Mastercool
Regulador de Pressão de Nitrogênio da Mastercool

Lembre-se sempre que a pressurização do sistema deve ser feito em conjunto com um manifold. Não se esqueça também que registros de reguladores de nitrogênio funcionam ao contrário. Para abrir, gire no sentido horário, para fechar, no anti-horário. 

Outros cuidados para o manuseio de cilindros de nitrogênio

Nunca utilize o Regulador Direto 

Ou seja, não conecte o cilindro de nitrogênio diretamente no sistema. Não é possível regular a pressão de um sistema diretamente no registro do cilindro. Em caso de uma abertura maior que o necessário este regulador pode se desprender, causando acidentes que podem ser fatais.

Transporte do Cilindro 

O Cilindro deve ser sempre transportado e utilizado na posição vertical e com o protetor de registro. Lembre-se que o protetor é muito importante para evitar que, em caso de quedas ou esbarrões acidentais, o registro se abra por conta própria. 

Quer saber mais sobre ferramentas de medição para refrigeração? Então leia esses outros artigos:
Vazamento de Fluido: Como Prevenir?
Quais as ferramentas para medição mais importantes na refrigeração?
Vale a Pena Comprar Manifold Digital?

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu