Manutenção de ar condicionado no inverno é uma boa opção?

  • Dicas
  • 0 Comentários
Manutenção de ar condicionado no inverno é uma boa opção?

Em um país tropical como o Brasil o uso constante de aparelhos de ar condicionado é inevitável. Essa prática, no entanto, pode gerar problemas para os usuários que negligenciam a manutenção dos aparelhos. É por isso que a manutenção de ar condicionado no inverno é a prática mais indicada pra quem não quer ser pego de surpresa por um mau funcionamento nos dias mais quentes.

Um ar condicionado sem manutenção pode performar abaixo da média, consumindo mais energia e refrigerando menos. Além disso, inconveniências como vazamentos de água, crises alérgicas e mau cheiro também podem ser evitadas com uma simples manutenção. Outra razão importante para a manutenção de ar condicionado no inverno é garantir que o aparelho estará em sua melhor forma quando seu uso foi necessário.

A foto mostra uma mão segurando um filtro de ar condicionado split sujo. Essa pode ser uma consequência de negligenciar manutenções.
Um filtro sujo pode prejudicar a qualidade do ar. Sua limpeza é essencial em serviços de manutenção em qualquer estação.

Por que fazer a manutenção de ar condicionado no inverno?

Além de ocorrer uma diminuição do uso de aparelhos de ar condicionado, durante períodos de clima mais frio é comum a prática de manter ambientes fechados por longos períodos, o que gera acumulação de bactérias e fungos dentro dos componentes do ar condicionado, principalmente o filtro de ar.

Essa situação pode piorar quadros de infecções respiratórias e alergias no geral, que já são bem comuns nessa época do ano. Além disso, o rendimento do aparelho pode cair consideravelmente e acabar consumindo muito mais energia durante dias mais quentes.

Períodos mais frios do ano não significam menos trabalho para técnicos refrigeristas. Quer algumas dicas de por onde começar em serviços de manutenção de ar condicionado no inverno? Então continua lendo que a Eletrofrigor vai te explicar tudo sobre o assunto.

Troca de óleo no compressor e lubrificação dos componentes

Esse é um processo complexo e deve ser feito apenas por técnicos refrigeristas experientes. Afinal, esse é também um processo importante, que garante que os componentes internos passarão por um desgaste. A checagem de óleo dentro de sistemas de refrigeração também garante que não há vazamentos.

A maioria dos profissionais de refrigeração optam por trocar todo o óleo existente, tirando-o e completando toda a quantia novamente. Dessa maneira garante-se que o compressor funcionará bem por mais tempo. Aqui está uma lista com a quantidade de óleo indicada para cada tipo de compressor:

  • 7.000 Btus – 250ml
  • 9.000 Btus – 300ml
  • 12.000 Btus – 350ml
  • 18.000 Btus – 550ml
  • 24.000 Btus – 750ml
  • 30.000 Btus – 1l
  • 48.000 – 1,7l
  • 60.000 – 1,9l

Limpeza de Filtros de Ar

O Filtro é certamente o componente mais importante para manter a qualidade do ar refrigerado que é enviado ao ambiente. É por isso que sua limpeza é extremamente importante em qualquer estação do ano. Por isso, é bom lembrar ao seu cliente da necessidade periódica dos filtros, que pode ser feita seguindo esses passos:

  • Depois de retirar o filtro de dentro do painel do ar condicionado limpe-o com água morna. A água deve ser aplicada no sentido contrário do fluxo do ar para que a limpeza seja mais rápida e eficiente.
  • Não utilize aspiradores de pó nem outras ferramentas para retirar os resíduos. Isso pode danificar o aparelho.
  • Seque o filtro naturalmente.
  • Coloque o filtro novamente dentro do painel.

Limpeza do Painel Frontal

O acúmulo de poeira no painel frontal pode prejudicar o funcionamento de diversos componentes, o que além de causar superaquecimento, também aumenta o consumo de energia, e claro a conta de luz. Além disso, um painel sujo causa uma má impressão, certo? Pois saiba que para limpar o painel frontal do seu cliente é bem rapidinho:

  • Desligue o aparelho e o disjuntor do circuito de alimentação.
  • Abra o painel frontal cuidadosamente.
  • Então, passe um pano levemente umedecido com água morna nas partes interna e externa do painel.
  • Não utilize materiais abrasivos na limpeza, nem jogue água no aparelho.
  • Encaixe o painel novamente.
A imagem mostra uma pessoa limpando o filtro do Ar Condicionado.
Limpar o filtro é uma prática simples que faz toda diferença.

Em manutenções também é comum que seja necessária a troca do painel. Afinal, esse é um item sensível a mudanças bruscas de temperatura e pode ressecar facilmente. Confira nossas opções em painéis frontais.

A importância da manutenção de ar condicionado no inverno

Então agora que você sabe da importância da manutenção periódica do aparelho de ar condicionado e das vantagens de realizar os procedimentos durante o inverno que tal dar uma olhadinha em nossa seleção de peças para ar condicionado split?

Gostou dessa postagem sobre manutenção de ar condicionado no inverno? Quer saber mais sobre manutenção de aparelhos de ar condicionado? Então confira nossas outras postagens sobre o assunto:

Hotel: Por Que Manter a Manutenção do Ar Condicionado em Dia?
Manutenção Preventiva – O Que é e Qual Sua Importância?

Deixe uma resposta

Fechar Menu