Tudo que você precisa saber para escolher o melhor maçarico para refrigeração

  • Ferramentas
  • 0 Comentários
Tudo que você precisa saber para escolher o melhor maçarico para refrigeração

A união dos tubos de um sistema de refrigeração é uma das partes mais importantes de qualquer instalação. A solda é um dos métodos mais populares de união desses itens. Mas, para isso, o uso de um bom maçarico para refrigeração é essencial. Afinal, qual o melhor deles? 

Se você também tem essa dúvida, não se preocupe. A Eletrofrigor vai te falar as diferenças entre os principais maçaricos presentes no mercado e te ajudar a descobrir qual o melhor para sua rotina. 

Vamos lá? 

Você sabe porque a solda é tão importante? 

A solda por brasagem é uma das práticas mais comuns na união de tubos de alumínio ou cobre. Esse é um processo essencial se você quer que o sistema de refrigeração funcione perfeitamente.

De nada adianta investir pesado em itens como compressor, fluido refrigerante de qualidade e válvulas de alta tecnologia se houver um descuido na solda. Assim que ocorre um vazamento de fluido, todos esses componentes param de funcionar.

É por isso que fazer um bom serviço de brasagem é tão importante. Afinal, você não quer ter que refazer um serviço inteiro só por causa de uma solda fraca, né? 

Quais são os principais tipos de maçarico para refrigeração? 

Existem dois tipos de maçarico mais usados em aplicações de refrigeração, o PPU e o portátil.

O maçarico portátil é um equipamento mais portátil e de fácil reutilização, já o PPU é um pouco mais pesado, mas muito mais potente. 

Ambos são muito eficientes para diferentes tipos de aplicação, se utilizados corretamente. Você sabe as principais diferenças entre eles? 

Quais as vantagens do Maçarico Portátil? 

Atualmente existem muitas opções de maçaricos portáteis no mercado. Eles são leves, duráveis e muito práticos, dependendo apenas da substituição de seu cilindro de gás para funcionar perfeitamente. 

Além disso, o maçarico portátil oferece uma mobilidade diferenciada para o técnico, possibilitando a brasagem em diversos ângulos e em localidades difíceis. 

Nesse caso, tamanho não é documento. Apesar de pequeno, essa é uma ferramenta poderosa e eficiente. A saída dos maçaricos portáteis também são significativamente maiores que as do PPU, o que quer dizer que ele cobre uma maior extensão do tubo. 

O maçarico portátil é leve e eficiente, ideal para técnicos que prezam pela mobilidade de suas ferramentas.
O maçarico portátil é leve e eficiente, ideal para técnicos que prezam pela mobilidade de suas ferramentas.

Esse modelo pode ser encontrado nas versões automática e manual. A diferença entre as duas está apenas no acendimento. Na versão automática, é possível iniciar a chama com o apertar de um botão, já na manual, é necessário uma fonte de fogo externa.

Alguns maçaricos portáteis podem alcançar uma temperatura de até 1.400 ºC, ou seja, são ideais para soldas em instalação de compressores e tubos de refrigeração de, no máximo ⅝”. Eles também são ideais para aplicações que necessitam de uma temperatura média.

Lembre-se, o uso de maçaricos portátil é ideal para soldas do tipo Phoscoper, Silphoscoper, Prata, Estanho, Alumínio Durafix e Latão. 

Dentre os maçaricos portáteis mais procurados estão o da Bernzomatic, Suryha e o famoso Turbo Torch da Harris Brastak. Quer saber mais sobre eles? Visite nosso site. 

Quais as vantagens do Maçarico PPU? 

O maçarico pronto para uso, mais conhecido como PPU, já é um velho conhecido dos técnicos refrigeristas. Esse é um equipamento robusto e versátil, ideal para aplicações de alta temperatura.

Por ser um pouco mais pesado, o maçarico PPU perde um pouco em portabilidade, mas adiciona muito em potência. Podendo chegar até 3.000 ºC, a chama desse tipo de maçarico é muito mais localizada e não deixa o tubo avermelhado. 

O Maçarico PPU é uma ferramenta robusta e poderosa, especial para aplicações de refrigeração pesada.
O Maçarico PPU é uma ferramenta robusta e poderosa, especial para aplicações de refrigeração pesada.

O maçarico PPU também é um equipamento versátil pois proporciona uma variedade de bicos para chama, podendo não apenas fazer a brasagem, mas também cortar tubos e chapas de alumínio. 

O segredo de fazer uma boa brasagem com o PPU é a dosagem de acetileno e oxigênio – a proporção é de 2 pra 1. Isso quer dizer que para tubos de 3/16” até ½” você precisa usar 2 bar de oxigênio para 1 bar de acetileno. 

Ele é ideal para a instalação e manutenção de sistemas de refrigeração pesada, acima de ¾”. Um dos equipamentos mais vendidos do tipo é o maçarico PPU da Millennium, da Famabras. 

E então, qual o melhor maçarico para refrigeração?

Na hora de adquirir seu maçarico para refrigeração, leve sempre em conta a sua rotina de trabalho. Pesando o custo benefício de cada tipo de ferramenta, você pode escolher a opção ideal para sua necessidades. 

Se a instalação de sistemas de pequeno e médio porte é a sua especialidade, o maçarico portátil certamente vai suprir suas necessidades, proporcionando um processo de solda simples e confiável. 

Já se o seu campo de atuação está na refrigeração pesada, o maçarico PPU pode ser a melhor escolha, considerando sua chama mais robusta. 

Se nenhuma dessas é a solução perfeita para você, saiba que existe outra forma de unir tubos para refrigeração, o sistema de solda fria Lokring! Quer saber mais sobre o assunto? Então dá uma olhada aqui. 

Esse texto foi útil para você? Confira nossos outros textos sobre ferramentas! 

Por que usar uma Bomba de Limpeza para Split?
Tire o máximo do seu Vacuômetro Analógico.
Qual a importância do Regulador de Nitrogênio?

Deixe uma resposta

Fechar Menu