Qual a diferença entre um ar condicionado self contained e um split?

  • Dicas
  • 0 Comentários
Qual a diferença entre um ar condicionado self contained e um split?

Seja de pequeno, médio ou grande porte, a venda de aparelhos de ar condicionado cresce a cada ano. Considerando-se que, no Brasil, as temperaturas alcançam facilmente os 40ºC, isso não é uma surpresa. Aparelhos split dominam o mercado há um tempo, mas um novo modelo promete mudar esse paradigma, os aparelhos de ar condicionado self contained.

Mas o funcionamento desses aparelhos é mesmo tão diferente dos aparelhos de ar condicionado split? Qual aplicação é mais adequada para cada tipo de ar condicionado? A Eletrofrigor vai te explicar tudo sobre o assunto.

O que é um ar condicionado self contained?

Um ar condicionado self contained é uma unidade de refrigeração independente, que possui o evaporador e o condensador concentrados no mesmo lugar. Geralmente medem por volta de 1,70m e podem chegar até 60TR de capacidade.

Os aparelhos de ar condicionado do tipo self contained são unidades de médio porte, destinadas ao uso doméstico e comercial. Eles podem funcionar por condensação a ar ou a água. Suas aplicações são bastante diversas e atendem instalações em restaurantes, lojas e bancos, além de resfriar eficientemente centros de computação.

Seu nome self contained, traduzido do inglês, quer dizer independente. Isso deve-se ao fato de que as unidades condensadora e evaporadora dividem o mesmo espaço. Normalmente, são encontrados em capacidades que variam de 5TR a 60TR. Cada tonelada de refrigeração corresponde a 12.000 BTUs/h.

Esses sistemas funcionam bem tanto com esquema de insuflação direta, quando estão instalados no mesmo ambiente que procuram resfriar; ou por sistema dutado, quando o aparelho fica instalado em um lugar remoto e leva o ar gelado através de uma rede de dutos.

No geral, aparelhos de ar condicionado self contained usam compressores scroll e possuem serpentinas de alta eficiência. Os fluidos mais usados em seu sistema são o R22 e o R410A, o gás ecológico que vem ganhando espaço no mercado. Seu design é relativamente compacto e possui painéis acessíveis de fácil manutenção. Esse tipo de ar condicionado também pode funcionar como um aquecedor.

Aparelhos self contained, mais conhecidos como self por técnicos refrigeristas, são normalmente produzidos pela Trane, York, Hitachi e algumas outras conceituadas fabricantes.

Quais as principais vantagens e desvantagens do sistema self contained?

Aparelhos de ar condicionado self contained possuem uma instalação mais simplificada, assim como um processo de manutenção menos trabalhoso. No geral, aparelhos self contained também são mais eficientes energeticamente, oferecendo um melhor custo por tonelada de refrigeração.

Esses aparelhos também são extremamente versáteis, sendo capazes de atender diferentes projetos e demandas.

Em contrapartida, esse é um sistema que produz mais ruído. Isso se deve ao fato de que o compressor é localizado junto da evaporadora. Isso pode prejudicar seu uso em algumas aplicações de insuflação direta em ambientes como hospitais e cinemas. Nesses casos, o sistema dutado é sempre preferido.

Como funciona um ar condicionado split?

O sistema split é um método de condicionamento de ar que funciona com duas principais partes, a interna – conhecida como evaporadora – e a externa – conhecida como condensadora. Esses dois componentes são ligados por tubos de cobre ou alumínio, por onde passa o fluido refrigerante.

Os aparelhos de ar condicionado split marcam presença em casas e escritórios do mundo inteiro. Versáteis e estéticos, esses aparelhos se adaptam com facilidade a qualquer projeto.

Seu nome, split, refere-se à divisão entre condensadora e evaporadora, que são conhecidas como unidades externa e interna, respectivamente. Normalmente esses aparelhos são encontrados em potências de que variam de 7.500 BTUs/h até 60.000 BTUs/h. Os fluidos utilizados nesse tipo de ar condicionado variam, mas os mais comuns são o R134A, o R410A e o R22.

Quer saber como escolher o fluido refrigerante ideal? A gente te ajuda.

Alguns aparelhos possuem condensadoras que podem atender diversas evaporadoras. Essa solução economiza espaço e torna os processos de instalação e manutenção muito mais simples. Esses modelos são chamados de multi-split.

Aparelhos de ar condicionado split são muito comuns em casas e escritórios no Brasil e no mundo.

Quais as principais vantagens e desvantagens do sistema split?

De forma comparativa, aparelhos de ar condicionado do tipo split são equipamentos de custo reduzido, tanto em investimento inicial, quanto em mão de obra para manutenção. Sua potência menor é ideal para necessidades de pequenos e médios ambientes e, portanto, é uma das soluções mais populares quando o assunto é ar condicionado doméstico.

Além disso, seu processo de instalação é mais rápido e peças de reposição podem ser encontradas facilmente, inclusive em lojas online. Esses aparelho também são mais silenciosos e podem ser desinstalados e reinstalados facilmente.

Por outro lado, aparelhos split não são opções ideais para ambientes que necessitam de um controle maior da umidade do ar. Essa também pode não ser a opção ideal em ambientes com alta circulação de pessoas ou casas de máquinas.

Split ou Self Contained, qual o melhor modelo?

Os dois tipos de ar condicionado oferecem vantagens e desvantagens que precisam ser pesadas de acordo com as necessidades de cada projeto. Se você precisa refrigerar um pequeno escritório ou um ou mais cômodos da sua casa, o split é uma boa pedida.

Para ter certeza de que você vai instalar um aparelho com a capacidade certa para o cômodo que você quer resfriar utilize uma calculadora de BTUs. Essa ferramenta vai te ajudar a escolher o aparelho ideal para sua necessidade.

Agora, se você precisa resfriar espaços mais amplos, com grande circulação de pessoas, ou até mesmo sala de máquinas que devem ser protegidas de superaquecimento, o sistema self é o ideal. Nesse caso, é indicado o auxílio de um técnico especializado para determinar potência ideal e o tipo de ventilação a ser realizado.

De qualquer maneira, para que ambos os sistemas funcionem corretamente, é importante a atenção aos procedimentos de manutenção preventiva e limpeza.

O que você acha dos aparelhos self contained? Quer ler mais sobre refrigeração comercial? Dá uma olhada nesses textos que a gente separou pra você.

O que é um Chiller? Saiba tudo sobre o sistema de refrigeração que está mudando o mercado.
3 motivos para se especializar em sistemas de água gelada
Quais as Vantagens do Fan Coil?

Deixe uma resposta

Fechar Menu