Como evitar o erro de Paralaxe na hora da medição?

Mas o que é paralaxe?

De acordo com o dicionário, o erro de paralaxe é “o deslocamento aparente de um objeto (mais precisamente da agulha de um instrumento de medida) quando se muda o ponto de observação.

Ou seja, se você não estiver olhando de frente e diretamente para o ponteiro ou para a escala, pode ocorrer o erro de paralaxe.

Sendo mais específico, se você olhar “enviesado” ou de lateral para o instrumento, é muito provável que ocorra o erro de leitura, ou o erro de paralaxe, que pode prejudicar a sua tomada de decisão.

Mas calma que não é só isso, vem mais por aí.

Quais os efeitos do erro de paralaxe na refrigeração e ar-condicionado?

Este instrumento pode ser um manômetro, relógio, manifold, ou qualquer outro instrumento de medição com marcadores e ponteiros, onde possa ocorrer um desvio óptico, levando ao erro de leitura.

Muito recorrente em equipamentos analógicos esse erro ocorre por uma má observação do leitor (um técnico de refrigeração, por exemplo) nos equipamentos, na maioria das vezes o técnico está em uma posição desconfortável, em um ângulo de visualização ruim e acaba tendo dificuldades na leitura ou até mesmo fazendo uma leitura errada. O erro de paralaxe pode ser causado por diversos outros fatores, como a falta de iluminação adequada, cores dos ponteiros e marcadores, posição do equipamento, sujidade no visor ou até mesmo vibrações do equipamento. Vale ressaltar, que nem sempre é um problema ocular da pessoa que está lendo.

No caso da Refrigeração, Ar-Condicionado HVAC-R ou AVAC-R, uma leitura errada pode te induzir a erros fatais, como o excesso de pressão, por exemplo.

Cargas de fluido refrigerante acima do necessário ou abaixo do necessário, além de gerarem risco à segurança, podem provocar falhas no rendimento dos sistemas de Refrigeração e Ar-Condicionado.

Tecnicamente, essas diferenças de carga e pressão podem influenciar a leitura errada também de sensores e válvulas, prejudicando o sistema com um todo. Por isso, é preciso ter cuidado e atentar-se na hora de medir.

Colocar carga a mais de fluido refrigerante faz você gerar um custo excessivo com os sistemas de HAVAC-R, já que podemos considerar que o fluido aumentou muito de preço nos últimos anos.

Como evitar esse erro?

Sem sombra de dúvidas um dos equipamentos analógicos mais utilizados em campo pelo técnico de refrigeração, ou refrigerista é o Manifoldalém de outros manômetros. Uma boa dica para evitar o erro de paralaxe na utilização de um manifold ou qualquer equipamento analógico é sempre que for fazer uma leitura, olhar os ponteiros em uma posição vertical, bem centralizado em um de seus olhos.

Outra dica, é que em alguns multímetros analógicos temos atrás do ponteiro e entre as escalas, um espelho, para que consiga centralizar o ponteiro com o reflexo, facilitando a leitura correta sem que ocorra o erro de paralaxe.

É primordial manter o visor do equipamento sempre bem limpo, pois as sujidades podem te levar a identificar uma leitura errada.

Procure iluminar bem o equipamento e de maneira vertical, com cuidado com as sombras que são criadas, você pode fazer isso com a ajuda de uma lanterna, por exemplo.

Evite fazer a leitura do ponteiro quando este estiver acoplado a qualquer equipamento que esteja vibrando, como o caso de uma condensadora, evaporadora, bomba de vácuo, ou uma recolhedora, por exemplo. Isso pode alterar a leitura e até descalibrar o equipamento.

Se você já estiver cansado de ler equipamentos analógicos, o mais alto nível é usar equipamentos digitais, onde você consegue fazer a leitura de maneira muito mais rápida e precisa.

Porém, o uso de equipamentos digitais, em muitos casos, é muito discutido. Tem profissionais que preferem e outros não gostam. Mas isso é assunto para outra matéria do nosso Blog aqui na Eletrofrigor.

Se você deseja comprar ou apenas conhecer Manifolds Digitais das melhores marcas do mundo como a alemã Testo e a americana Mastercoolclique aqui.

A Eletrofrigor é a Revendedora Autorizada destas marcas e oferece o melhor preço, suporte técnico e garantia.

Conteúdo da Postagem

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook

Leia outras publicações:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *