Balança Digital: recursos e principais diferenças

  • Ferramentas
  • 0 Comentários
Balança Digital: recursos e principais diferenças
Balança Digital da Suryha, um equipamento de referência em medições para refrigeração.

A Balança Digital é um instrumento para medir carga de fluidos refrigerantes e, portanto, um item super importante na rotina do técnico refrigerista. Com o avanço da tecnologia, cada vez mais opções começaram a surgir no mercado e acompanhar todas as funcionalidades pode ser complicado, né?

Quer ficar por dentro de todos os tipos de balanças digitais que existem por aí? Então continue lendo que a Eletrofrigor vai te explicar todos os detalhes.

Mas por que a Balança Digital é tão importante?

Assim como existem diversos tipos de gases refrigerantes diferentes, também existem muitos tipos de sistemas de refrigeração e cada um deles trabalha com uma carga específica.

Essas especificações são importantes porque garantem que o sistema funcionará da melhor forma por mais tempo.

Mas, é claro, medir o volume exato de fluídos refrigerantes ideais para sistema não é uma tarefa fácil até para os técnicos mais experientes.

Então, é aí que a Balança Digital desempenha seu importante papel. Com a ferramenta o técnico sempre poderá utilizar exatamente a quantidade certa de fluidos para um sistema.

Essa prática não só evita que o aparelho seja danificado devido à uma instalação feita indevidamente, mas também proporciona uma grande economia de recursos ao evitar o desperdício de fluido.

Quantos tipos de Balança Digital existem?

Atualmente no mercado estão disponíveis diversos modelos de balanças digitais mas, sem dúvidas, as mais queridas dos técnicos refrigeristas são as sem fio e as programáveis.

Essas são ferramentas práticas e fáceis de usar, deixando a rotina de manutenções e instalações muito mais simples.

Algumas das marcas mais tradicionais do ramo da refrigeração, como a Suryha, a Fieldpiece e a Aitcool oferecem boas e variadas opções de balanças digitais. 

As principais opções disponíveis possuem uma precisão considerável, de 5 gramas. Confira as principais diferenças entre elas abaixo.

Balança Digital Programável

As balanças digitais programáveis possuem todas as funcionalidades de balanças digitais convencionais. Seu diferencial está na vantagem de configurar um peso específico para ativação ou desativação do equipamento.

Essa funcionalidade garante que todo o controle do processo de carga e descarga de fluidos refrigerantes esteja sob o controle do técnico.

Balança Digital Programável Suryha
Balança Digital Programável Suryha

A programação ocorre da seguinte forma, enquanto o cilindro está no processo de carga, ele é conectado à uma mangueira que, por sua vez, se conecta à uma válvula solenoide.

No controle da balança, o técnico insere a quantidade necessária do gás e uma vez que essa quantidade é atingida, a válvula solenoide interrompe a passagem do gás.  

Balança Digital sem Fio

Os modelos de balanças digitais sem fio garantem conforto e praticidade durante medições. Isso ocorre porque todos os números podem ser acompanhados à distância pelo técnico refrigerista.

Além disso, com as balanças digitais sem fio, o espaço de trabalho fica muito mais organizado.  O emaranhado de fios é eliminado e o técnico ganha mais mobilidade.

Balança Digital sem Fio Fieldpiece
Balança Digital sem Fio Fieldpiece

A conexão entre o controle e a balança é feita através da tecnologia Bluetooth, uma maneira econômica de proporcionar a experiência sem fio. Dessa maneira, a bateria dos componentes apresenta uma ótima vida útil.

Balança Digital não Programável

Ao contrário das balanças programáveis, esse modelo não possui a válvula solenoide para impedir a passagem dos fluidos refrigerantes quando determinado peso é atingido.

Balança Digital não programável CS-100 Aitcool
Balança Digital não programável CS100 Aitcool

Algumas opções, no entanto, possuem uma função de programação de carga. Essa funcionalidade proporciona a opção de configurar um alarme sonoro assim que determinado peso é atingido. Sendo assim, ao ouvir o aviso, o técnico pode manualmente interromper a carga de fluido refrigerante.

Pronto para escolher sua Balança Digital? 

Cada Balança Digital possui funcionalidades que se adequarão às diferentes necessidades de cada técnico. Depois de ler esse texto você se sente mais preparado para escolher sua nova balança digital?

Quer ler mais sobre ferramentas de medição para refrigeração? Então leia nossos outros artigos:
Porque você precisa de um vacuômetro digital
Lista de Ferramentas Importantes para Técnico em Início de Carreira
Vale a Pena Comprar Manifold Digital?

Deixe uma resposta

Fechar Menu