5 Dicas para Instalar Bomba de Dreno em Ar Condicionado

  • Dicas / Ferramentas
  • 0 Comentários
5 Dicas para Instalar Bomba de Dreno em Ar Condicionado

Já teve que instalar um aparelho de Ar Condicionado Split em localização que não permitia a saída de drenagem por falta de espaço ou inclinação? 

Essa é uma situação complicada que, mais cedo ou mais tarde, acontece com todo técnico refrigerista. É para esses casos que existe a bomba de dreno para aparelhos de ar condicionado.

Já ouviu falar desse equipamento? Ele pode ser um grande aliado na instalação de aparelhos de Piso Teto, Cassete, Hi-Wall. Mas, mais comumente, é utilizado na instalação e aparelhos de ar condicionado split. 

Mas para que serve a Bomba de Dreno para Ar Condicionado? 

A Bomba de Dreno é uma peça pensada para ajudar técnicos refrigeristas durante a instalação de aparelhos de ar condicionado. 

Sua função é retirar a água da condensação produzida pelo sistema. Ela é mais utilizada em casos em que o aparelho de ar condicionado precisa ser instalado em um lugar de difícil acesso para o escoamento. 

Atualmente existem no mercado alguns modelo diferentes, que atendem diversos modelos de ar condicionado das mais variadas potências. Algumas das mais populares são a Maxi Orange, Mini Aqua e a Mini Orange, todas fabricadas pela Elgin

Contando com todas essas opções, pode-se escoar sistemas de refrigeração entre 7000  BTUs e até 60000 BTUs. 

Como funciona a Bomba de Dreno para Ar Condicionado

Um bomba de dreno, normalmente, é acompanhada pelo reservatório com sensor magnético, a bomba de sucção, um tubo de borracha, um tubo de PVC e adesivos para fixação do equipamento no aparelho de ar condicionado. 

Durante seu funcionamento, o reservatório da bomba enche de água e leva junto a bóia. Quando a bomba faz contato com o fio na parte de cima do reservatório. 

Então, um comando elétrico é enviado para a bomba e ela começa a sugar a água, bombeando-a até o lugar onde a água pode ser escoada.

A Bomba de Dreno Mini Aqua da Elgin é capaz de atender aparelhos de até 30000 BTUs.
A Bomba de Dreno Mini Aqua da Elgin é capaz de atender aparelhos de até 30000 BTUs.

Quer fazer uma instalação perfeita? Nós temos alguma dicas pra você. 

Use e abuse das abraçadeiras

Quando o assunto é a instalação de bomba de dreno, você precisa ter certeza de que não haverão vazamentos no sistema.

Para conectar os diferentes tipos de tubo, não economize nas braçadeiras. Elas garantem que as conexões permanecerão ajustadas e bem presas, mesmo com o desgaste das borrachas. 

Mantenha o sensor sempre nivelado

O ímã do reservatório é a peça que vai acionar a bomba sempre que necessário. Por isso, é importante que o nível de água dentro do recipiente seja sempre realista. 

Então, atenção na hora de fixar essa peça. Ela precisa bem estar nivelada.

Mantenha o filtro de ar do aparelho de ar condicionado bem limpo

Qualquer impureza excessiva no filtro vai acabar parando dentro da bomba de dreno e pode entupir as mangueiras de acesso e criar lodo. 

Isso acaba prejudicando a flutuação da boia.

É por isso que a limpeza periódica do filtro do ar condicionado e da bomba de dreno é essencial.

Certifique-se que o tubo não esteja dobrado ou amassado

Qualquer restrição do fluxo de água vai reduzir drasticamente a performance da bomba, além de gerar problemas, como vazamentos. Portanto, tenha atenção redobrada à posição dos tubos durante a instalação. 

Fixe a Bomba de Dreno no aparelho

A maioria das bombas de dreno são acompanhadas de adesivos fixadores e o seu uso é essencial para o bom funcionamento do equipamento. 

Caso a bomba esteja solta no interior do aparelho, seu funcionamento causará ruído. Além disso, a trepidação vai aumentar as chances de vazamentos. 

A Maxi Orange da Elgin atende aparelhos de 30000 BTUs até 60000 BTUs.
A Maxi Orange da Elgin atende aparelhos de 30000 BTUs até 60000 BTUs.

Quer começar a trabalhar com bomba de dreno mas não sabe por onde começar? Que tal dar uma olhada nas ofertas do nosso site?

Esse é um equipamento que oferece uma solução para um problema comum na rotina de todo técnico. Portanto, não hesite em utilizá-lo para agilizar os processos de instalação e encantar seus clientes.

Quer saber mais sobre instalação de aparelhos Split? Então leia nossos outros textos sobre o assunto.

Split Inverter e Convencional: Qual a diferença?
Por que usar uma Bomba de Limpeza para Split?
Ferramentas para refrigeração: a lista definitiva

Deixe uma resposta

Fechar Menu