Vazamento de Fluido: Como Prevenir?

Um dos principais problemas em aparelhos de ar condicionado é o vazamento de fluido refrigerante. Esse problema diminui a capacidade de refrigeração do aparelho e pode até fazê-lo parar de funcionar, além de prejudicar a camada de ozônio.

Nesse post, contaremos como detectar esse problema e como evitar. Fique ligado!

Vazamento Fluído Refrigerante

Principais sintomas de que há vazamento no sistema

A característica mais marcante desse problema é a perda de eficiência do aparelho.Ou seja, ele vai deixando de refrigerar aos poucos. Além disso, outros indícios são: presença de umidade no interior do compressor e óleo ao redor de uma conexão.

É muito comum confundir os sintomas de problema elétrico e vazamento. A principal diferença entre eles é que a força do aparelho acaba imediatamente quando é problema na fiação.

Para ter certeza de que há problema no sistema, é preciso utilizar um detector eletrônico de vazamento. Além disso, você pode usar um manômetro para acompanhar a pressão do fluido. Caso ele marque uma pressão abaixo do adequado, há fortes indícios de que há vazamento.

Tecnico de refrigeração

O que pode causar o vazamento?

Quando há problemas desse tipo, é comum que os principais erros sejam encontrados na instalação. Duas situações rotineiras dentro desse exemplo são:

  • Fluido refrigerante de baixa qualidade: fluido com alta taxa de umidade ou presença de partículas sólidas pode danificar a tubulação.
  • Tubulação da instalação com material frágil: materiais como o alumínio são facilmente deformáveis, o que prejudica o funcionamento do aparelho em pouco tempo.

Os vazamentos acontecem em locais como juntas e conexões na tubulação, pontos de solda ou pontos de curvatura. Nesses pontos, o material fica mais fino e frágil, podendo resultar facilmente em rachaduras.

[huge_it_gallery id=”15″]

Como evitar esse problemão?

A manutenção preventiva regular ajuda a evitar esses possíveis problemas, aumentando a vida útil do aparelho.

Para constatar o local da fuga de gás, é comum realizar testes de imersão ou com bolhas de sabão. Caso o erro esteja em pequenos furos no interior do sistema, você pode utilizar um produto chamado Tapa Fugas. 

Esse produto consegue eliminar os micro vazamentos do sistema de refrigeração sem que precise parar toda a linha de fluido. Apesar de eficiente, o Tapa Fugas não substitui a manutenção. 

Já em casos de buracos maiores e rachaduras, o recomendável é cortar a parte danificada da tubulação e realizar uma nova solda.

Uma outra alternativa para detecção de vazamentos é o teste de estanqueidade.

Teste de estanqueidade

O teste de estanqueidade é uma das melhores formas de descobrir vazamentos de gás nos equipamentos. Este teste é realizado sempre após a instalação, pois assim o cliente tem a certeza de que não está exposto aos riscos de vazamentos.

Para realizar o teste, o primeiro procedimento é pressurizar toda a tubulação com nitrogênio por 24 horas. O nível de pressão interna deve ser acompanhado de perto pelo profissional.

Caso o ponteiro do manômetro não mude de marcação após 24 horas da pressurização, o ar condicionado não está apresentando vazamento. É importante aguardar este período, pois os vazamentos podem ser mínimos.

Importante ressaltar que o nitrogênio alterna de pressão de acordo com a temperatura ambiente. Essa alternância pode confundir o profissional, que poderá entender como o sinal de vazamento.

O mercado de refrigeração tem desenvolvido novas ferramentas que tornam a vida do técnico muito mais tranquila e agilizam o seu trabalho. Saiba mais sobre estas novas ferramentas e porque você precisa conhecê-las.

Nós da Eletrofrigor estamos sempre preocupados em oferecer para você os melhores conteúdos que ajudem a facilitar o seu trabalho. Acompanhe nosso blog e nos siga nosso Facebook para ficar por dentro de todas as novidades.

3 thoughts on “Vazamento de Fluido: Como Prevenir?

    • Giulia Soares | Eletrofrigor 15 de janeiro de 2018 / 09:23

      Olá Joser!
      Ficamos feliz com isso!
      Estaremos sempre juntos, compartilhando conhecimento de qualidade para ajudar no dia a dia da sua profissão.
      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *