Quando e Por Que Trocar o Óleo da Bomba de Vácuo?

bomba de vácuo é utilizada para conseguir o vácuo no sistema, além de retirar as impurezas das tubulações. Essa ferramenta trabalha com óleo específico para bombas e precisa ser trocado periodicamente.

Óleo da bomba de Vácuo Usado Quando trocar óleo? Por que trocar óleo? Luiz Fernando LFBR youtube
Óleo da Bomba de Vácuo Usado (LFBR Refrigeração – Youtube)

Saiba a Importância da Troca de Óleo da Bomba de Vácuo

Ao realizar o vácuo em diversos sistemas, sugando a umidade e resto de gases não condensáveis, o óleo da bomba absorve essas impurezas e fica sujo, com uma coloração escura, como da foto acima.

Há casos em que o líquido adota uma coloração esbranquiçada logo após o vácuo ser feito. Apesar de serem mais raros, possuem a mesma razão: alta concentração de umidade misturada. Em ambos os casos, é necessária a troca do óleo da bomba.

O principal motivo de realizar a troca da substância é que trabalhar com ele sujo diminui a eficiência da bomba de vácuo, dificultando a realização do vácuo corretamente. Isso acarreta em outro problema: sem o vácuo adequado dentro do aparelho, o ar condicionado não funciona adequadamente.

Além da eficiência, o óleo sujo pode danificar o sistema da bomba, entupindo as vias internas da ferramenta.

Quando trocar?

Para evitar gastos com uma nova bomba de vácuo, é recomendado que a troca do líquido seja feita após 12h trabalhadas, aproximadamente a cada dez vácuos, para manter a ferramenta trabalhando da melhor forma possível.

Afinal, é preferível gastar menos em óleo novo do que comprar uma bomba nova por ter danificado a anterior, não é?

Como trocar o óleo na bomba de vácuo?

Para fazer a troca, basta tirar o parafuso da saída do óleo localizada no cárter. É aconselhável ter um recipiente abaixo da saída para que o líquido não faça sujeira no local.

Após retirar toda a substância velha, adicione o novo até o limite recomendado pela entrada apropriada, na parte superior do cárter.

Vale lembrar que toda bomba tem um nível de óleo, que é até onde o líquido pode chegar. Esse limite é marcado no próprio cárter, comumente no olho.

DICA: Ligue a bomba de vácuo antes de realizar o vácuo no ar condicionado para conferir se o óleo novo está no nível correto. Caso não esteja, é só retirar até ficar adequado.

manutenção não é só para ar condicionado!

É da rotina do técnico fazer manutenção em diversos aparelhos de ar condicionado, mas acaba deixando de lado o cuidado com seus próprios equipamentos.

Não espere sua bomba de vácuo estragar para cuidar dela. Realize a troca de óleo periodicamente para prolongar a vida útil da ferramenta sem gastar muito. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *