Recolhedora de Gás: Qual é a Importância dessa Ferramenta?

Apesar de não ser muito presente no cotidiano dos técnicos, a recolhedora de gás é capaz de impactar positivamente a rotina do profissional. Quer saber como?

Recolhedora de Gás
Recolhedora de Gás com Tanque da Recolhedora

Recolhimento de gás? Nunca ouvi falar

Há diversas tarefas que precisam ser realizadas durante a manutenção de equipamentos de refrigeração. Quando estas tarefas não são realizadas por um técnico de refrigeração, os procedimentos podem trazer danos aos equipamentos, riscos à saúde e os resultados podem não ser satisfatórios.

Uma destas importantes tarefas é o recolhimento do gás refrigerante que, se não realizadas por um profissional, podem acarretar em perda total do equipamento. O recolhimento do gás ocorre quando esta substância que estava carregada em um ar condicionado é retirada para ser armazenada em tanques ou cilindros.

Para executar esta retirada do gás, os técnicos contam com a recolhedora de gás, um excelente equipamento que facilitará o seu trabalho e reduzirá o tempo gasto com este procedimento.

Por que preciso recolher o gás?

Em 1987, foi feito um acordo internacional entre todos os países que fazem parte da Organização das Nações Unidas (ONU) chamado de Protocolo de Montreal.

Este acordo foi um compromisso firmado por essas nações para a redução do uso de substâncias responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

Você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com a recolhedora de gás? Bom, tem tudo a ver, pois, de acordo com o Protocolo de Montreal,o recolhimento do gás refrigerante possibilita a eliminação do vazamento de fluido durante a revisão dos aparelhos, evitando a contaminação do ar.

Qual a função da recolhedora de gás?

A máquina recolhedora ajuda a diminuir a poluição da atmosfera porque não permite o despejo de uma quantidade significante de gás poluente.

Dizemos isso porque sempre haverá um pequeno vazamento quando as válvulas são abertas para a entrada das conexões da estação recolhedora.

Como funciona a recolhedora?

Na hora da manutenção do aparelho de ar condicionado, essa ferramenta é responsável por recolher e armazenar o gás da tubulação, conectada ao compressor através das válvulas.

A recolhedora possui um compressor que puxa o gás que fica armazenado no tanque da recolhedora, que é um cilindro apropriado para essa atividade.

Apesar de ser possível reaproveitar os fluidos para uma condensadora, o serviço com a recolhedora de gás é mais rápido, prático e eficiente. Afinal, é a ferramenta adequada para realizar essa operação.

Ferramentas para Refrigeração

Mas..O que eu ganho usando a recolhedora?

Com o gás armazenado pela máquina, o técnico consegue reciclar o produto nos Centros de Regeneração, onde as impurezas encontradas, como óleo e poeira, são tratadas e retiradas.

Com a filtragem do fluido, o profissional consegue reutilizar o produto em futuras manutenções, ao invés de comprar botijas de gás refrigerante e, consequentemente, gastar mais.

Apesar dos equipamentos filtrantes serem capazes de limpar partículas como poeira e resto de óleos, eles não possuem a capacidade de separar fluidos, ou seja, não é possível reciclar se houver mistura de fluidos.

Com a recolhedora, você ganha praticidade no seu trabalho, com o recolhimento mais rápido do gás, além de ajudar o meio ambienteeconomizar no próximo serviço.

Você já conhecia a recolhedora? Não? Deixe nos comentários se conseguimos te ajudar a entender esta importante ferramenta.

Agora que você já conhece a recolhedora, preparamos um excelente material sobre uma das maiores preocupações que todo técnico deve ter: o vazamento de fluídos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *