Você Utiliza Peças Recondicionadas? Saiba Porque é Melhor Usar Peças Originais

A compra de peças recondicionadas acontece geralmente porque o técnico só ganha o serviço se oferecer o melhor preço. Porém, será que estas peças possuem a mesma qualidade que as peças originais?

Preparamos este material pensando em trazer algumas dicas para você, para te ajudar na sua escolha na hora da compra.

Fique ligado nessas dicas!


selo-pecas-originais

Por que as peças recondicionadas vendem bastante?

O custo de um serviço costuma impactar diretamente na decisão do cliente por contratar aquele serviço ou não. Por isso, o técnico sempre busca o melhor preço para cada item que precisará comprar para atender ao cliente.

Por diversas vezes, o técnico se encontra entre a “cruz e a espada”, pois gostaria de oferecer o melhor serviço, mas esbarra na vontade do cliente de gastar menos.  Esta é uma das principais razões que fazem com que as vendas das peças recondicionadas sejam maiores do que das originais.

A necessidade de baratear o preço da prestação de serviços leva o técnico a escolher itens de qualidade inferior. Porém, acreditamos que a credibilidade do técnico é o seu maior cartão de visita. Pensando assim, será que vale a pena reduzir tanto o custo do seu trabalho?

Por que não devo utilizar peças recondicionadas?

Ao contrário das peças originais, as maioria das empresas que vendem peças recondicionadas não possuem laboratórios e profissionais qualificados testando o desempenho dos componentes. Além disso, a segurança do cliente é outro fator que deve ser levado em consideração.

Porém, precisamos esclarecer que existem empresas especializadas em fazer esse recondicionamento. Mas nestes casos você deve se orientar pela segurança e idoneidade da empresa no mercado

Um outro importante aspecto destas peças é o tempo de durabilidade delas. Os componentes dessas peças podem apresentar desgaste rápido, defeitos e até estragar o aparelho. Em casos assim, o aparelho perde a garantia do fabricante, pois não foram utilizadas as peças originais na manutenção. 


Atualmente encontramos no mercado dois tipos de peças paralelas: as recondicionadas e as peças remanufaturadas. Você sabe a diferença entre elas?

Qual a diferença entre peças recondicionadas, paralelas e peças remanufaturadas?

Muitas vezes encontramos informações muito técnicas para explicar essa diferença. Por isso, vamos ser curtos e grossos com esse assunto. As peças recondicionadas, ou reformadas, são peças que já foram utilizadas por alguém e, posteriormente, passaram por processo de recondicionamento, como resoldagem, ajustes para tirar folga e/ou pinturas.

Esse recondicionamento não é feito pelos fabricantes, mas por terceiros que já compraram essas peças de outro consumidor. Já as peças remanufaturadas são feitas pelo próprio fabricante.

A principal diferença é que neste caso, todos os componentes defeituosos das peças são substituídos, permanecendo apenas as partes que estão em perfeito estado.Geralmente estas peças são devolvidas ao fabricante por apresentarem defeito ainda no prazo de garantia do produto.

É importante ressaltar que, na maioria dos casos, as peças remanufaturadas ainda oferecem um novo período de garantia para o consumidor. As peças paralelas ou de reposição são peças produzidas por um fabricante diferente do original.

Estas peças funcionam de forma semelhante que as originais. Mas cuidado, procure conhecer o fabricante desta peça, pois assim como existem as de boa qualidade, também são vendidas peças de qualidade muito ruim.


peças-originais

E as peças originais, por que são melhores?

Um importante fator que ajuda a responder essa pergunta é que as peças originais são iguaizinhas as peças que vieram de fábrica com o seu produto. Outro detalhe que merece destaque é que as peças originais oferecem o  padrão de performance.

Esse padrão assegura melhor performance e qualidade, o que garante uma durabilidade maior e melhor às peças. Já ouviu a frase “o barato que sai caro”? Ela se encaixa perfeitamente nos trabalhos com peças paralelas.

Apesar do valor mais baixo, a qualidade e durabilidade apresentada podem acabar custando mais que o esperado. A utilização de peças originais, apesar do custo mais alto, deve ser visto como um investimento.

Além disso, um cliente preza pela qualidade e segurança, e isso é garantido com componentes originais. Com o avanço da Internet e das vendas online, as lojas ficaram acessíveis para todos. Essa evolução permitiu ao técnico comprar peças originais, de qualidade, em todo o Brasil.

A Eletrofrigor é representante credenciado de grandes fabricantes, como Whirlpool (dona das marcas Brastemp e Consul), LG, Springer Carrier, Metalfrio, Elgin, entre outros importantes nomes do seguimento.

Acesse nossa loja virtual para encontrar peças de qualidade, certificadas e com aquele precinho camarada. Além disso, tem entrega para todo o país! Já deu uma passada no site para conferir? Vem!

7 thoughts on “Você Utiliza Peças Recondicionadas? Saiba Porque é Melhor Usar Peças Originais

  1. França Silva 15 de outubro de 2017 / 17:15

    Discordo com essa com sua apologia, pois as placas originais Consul, Brastemp, Eletrolux sao de pexima qualidade feita em laboratorios , programadas para estragar ,as vezes nao passam nem a garantia, Eu sei porque trabalho recuperando placas e melhorando , aumentando a vida util da placa e evitando mais lixo no nosso planeta.

    • Eletrofrigor 24 de outubro de 2017 / 18:17

      Olá França! As placas das marcas citadas são testadas em laboratórios altamente qualificados, feitas para atender um padrão alto de qualidade. O que ocorre é a ocorrência do mau uso dos aparelhos, colocados em condições errôneas, acarretando em defeitos que danificam as placas. As pessoas precisam estar atentas para as boas práticas de uso dos aparelhos. Mas parabéns pelo serviço de recuperação, evitando o descarte, é muito importante esse serviço para todos. Grande abraço.

  2. Robson silva 27 de outubro de 2017 / 21:10

    Eletrofrigor sempre com produto de qualidade para facilitar os serviços instalações e concertos com a melhor qualidade..

    • Eletrofrigor 30 de outubro de 2017 / 12:18

      Olá, Robson!

      Aqui prezamos muito pela qualidade dos produtos oferecidos para nossos clientes. Obrigado pelo feedback.

      Forte abraço.

  3. Raphael 30 de janeiro de 2018 / 17:42

    Só tenho uma crítica com respeito aos acj cônsul, essas condensadoras de alumínio não duram nada. Com pouco tempo furam e na maioria e perda total. Pq não colocar de cobre como antigamente? Agora nas autorizadas o condensador de reposição e de cobre. Pq sera ?

    • Giulia Soares | Eletrofrigor 31 de janeiro de 2018 / 13:11

      Olá, Raphael!
      Sem dúvidas, as condensadoras de alumínio não podem nem ser comparadas com a de cobre. Infelizmente, a Carrier suspendeu esse produto e agora só faz de alumínio. Uma pena…
      Mas a Brastemp, Consul, LG e outras marcas continuam fabricando as de cobre.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *