Retrofit – Quanto você gasta com a manutenção de refrigeração? Reduza suas despesas com o Retrofit

O Retrofit ™ é uma marca registrada pela Chemours. Fazer o Retroftit dos seus equipamentos significa trocar os fluidos refrigerantes do seu sistema de refrigeração por uma nova linha de produtos que reduz as despesas com energia elétrica, aumenta sua margem de lucro e, de quebra, ajuda ao meio ambiente.

Fazer esta substituição de fluido influenciará diretamente no seu consumo de energia elétrica, oferecendo uma grande economia nas contas e garantindo aumento dos lucros. Com essa economia, todo o investimento feito para esta mudança estará pago em pouco tempo, variando conforme o tamanho do projeto.

Mas como uma simples alteração pode trazer tantos benefícios? Em seguida, iremos te contar, continue a leitura.


retrofit-eletrofrigor

Como surgiu o Retrofit ?

O Retrofit ™ surgiu após a assinatura do Protocolo de Montreal. Esse tratado foi celebrado entre diversos países em favor do meio ambiente. Entre diversos itens, o protocolo estabeleceu uma meta para o fim da fabricação de produtos que contenham o CFC.

Diante dessa necessidade, a empresa norte-americana DuPont (Chemours) desenvolveu a primeira linha de fluidos refrigerantes sem cloro à base de hidrofluorolefina (HFO), que não afetam a camada de ozônio, em substituição aos fluidos clorados (HCFC ou CFC).

Assim nasceu o processo de conversão de equipamentos para operação com estes novos fluidos, chamado de Retrofit ™.

Porque o Retrofit reduz os gastos com energia?

Essa é uma pergunta frequente no mercado de refrigeração. Acima de tudo, a economia na energia está associada ao fato do fluido refrigerante apresentar maior capacidade de refrigeração. Em consequência disso o equipamento ganha em eficiência e constância, reduzindo os picos de operação.

O especialista da área de Fluorquímicos da Chemours, Lucas Takeji, deu um exemplo que vai te ajudar a entender:

“Um exemplo clássico é a utilização do fluido refrigerante HFO R-449A (Opteon™XP40) para Retrofit ™ em sistemas de refrigeração comercial que operam com o fluido refrigerante HFC R-404A.

Em condições de média temperatura (resfriados) podemos obter uma redução do consumo de energia de até 12%. Já em condições de baixa temperatura (congelados) até 8%.”

Como aumento minha margem de lucro investindo nos novos fluidos?

Esse aumento da margem de lucro é simples de entender, pois como haverá redução na conta de luz somada a extensão da vida útil dos equipamentos, toda essa economia será revertida para o caixa da empresa, aumentando os seus lucros.

Além disso, o investimento realizado para a conversão dos equipamentos, retornará para sua empresa em curto/médio prazo. Em seguida, veremos mais sobre este assunto nos depoimentos das empresas.

De acordo com Lucas Takeji da Chemours, esse cálculo do retorno do investimento é feito através da divisão do valor total do investimento realizado pelo valor economizado por mês com a energia elétrica. Consequentemente, o resultado dessa conta será o número de meses que o Retrofit ™ estará pago.

Casos de sucesso de empresas que fizeram o Retrofit 

Muitas empresas brasileiras já aderiram ao Retrofit ™ e se tornaram referências em eficiência energética. Por exemplo, a Chemours, que dedica um espaço em seu site para destacar todos esses casos de sucesso. Então, para te auxiliar nessa decisão, resolvemos contar um pouco sobre o excelente resultado destas empresas com o Retrofit ™.

FrigoFoods reduz em 9% os seus custos com energia elétrica

A FrigoFoods é uma grande empresa de distribuição de alimentos congelados e resfriados localizada no interior de São Paulo. Com o comprometimento com o meio ambiente, a empresa decidiu por fazer o Retrofit ™ em uma de suas câmaras frigoríficas. Assim, a FrigoFoods trocou o hidrofluorcarbono (HFC) R-404A pelo Opteon™XP40 (R-449A).

Como resultado dessa conversão a empresa atingiu 9% de economia com eletricidade, valor acima da média esperada de 4%. Então, com esse percentual, ela teve o retorno do seu investimento em 8 meses.

retrofit-chemours

Rede de supermercados surpreende e atinge grande redução na emissão de carbono

O Supermercado ABC, uma rede mineira de supermercados, foi outra empresa que apresentou um resultado satisfatório. Por enquanto, apenas 8, dentre as 37 lojas, já operam com o fluido refrigerante Opteon™.

O primeiro supermercado da rede a realizar o Retrofit está localizado em Passos, Minas Gerais. Assim, com a conversão, a unidade reduziu em 67% suas emissões de carbono e registrou 3% de economia com custos de energia elétrica.

Toda a operação de conversão foi realizada durante a madrugada, durando apenas algumas horas. Portanto, não foi necessário interromper o funcionamento do supermercado. 

Para efetuar o processo, foi necessário apenas alguns ajustes mínimos. Além disso, bastou apenas a seleção do novo fluido na configuração das válvulas de expansão, sem troca de óleo e das vedações.

Em razão da efetivação do Retrofit, o Supermercado ABC foi o primeiro varejista da região a ter uma operação que não agride o ambiente, tendo baixa emissão de carbono na refrigeração de suas gôndolas, câmaras e balcões.

Existem muitos outros casos de sucesso como esses que citamos aqui. Por acaso, deseje conhecê-los acesse esse link da Chemours.  

E agora: continuar perdendo dinheiro ou alavancar seus lucros?

Acreditamos que agora você já esteja pronto para fazer o Retrofit ™ em sua empresa. Considerando todos os benefícios envolvidos e o retorno de todo o investimento em pouco tempo, não há razões para não levar essa possibilidade a sério.

Por isso, conte com a Eletrofrigor para fazer a substituição dos fluidos refrigerantes dos seus equipamentos. Aqui em nosso estoque temos toda a linha Opteon™ e Freon™, assim como qualquer outro produto da Chemours.

Acesse nosso site, conheça nossa empresa e seja nosso cliente. Eletrofrigor, confiança e inovação!

Caso queira conhecer mais sobre essa nova linha de fluidos refrigerantes, preparamos um texto breve, mas muito esclarecedor. Acesse esse link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *