HFO: Está Preparado para essa Inovação dos Fluidos Refrigerantes?

O mercado de climatização está cada vez mais consciente da importância de cuidar do meio ambiente. Por causa disso, os fluidos refrigerantes à base de HFO (hidrofluorolefina) tem ganhado destaque no setor, já sendo adotado em grandes estabelecimentos comerciais no Brasil.

Você está preparado para trabalhar com HFO?

chemours-eletrofrigor

HFO – A inovação

Os gases à base de HFO foram criados para substituir os hidrofluorcarbonos (HFCs), como os conhecidos R134a, R404A (ou R507A) e R410A. Embora os gases citados anteriormente não destruam a camada de ozônio, os HFCs têm grande impacto no Aquecimento Global.

Os HFOs são uma alternativa mais ecológica que visa acabar com a utilização de gases prejudiciais ao mundo, como já aconteceu anteriormente com os clorofluorcarbonos (CFCs), como o R-13. Seguindo essa mesma linha, os hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), como o R-22, são outros que estão caminhando para o fim.

fluido refrigerante, hfo. gas refrigerante, dupont, chemours. opteon
Fluido Refrigerante à base de HFO

Por que o HFO é melhor para o ambiente?

As moléculas desse tipo de fluido refrigerante têm uma vida mais curta no ambiente por causa das ligações entre os átomos de carbono.

Essa característica reduz de forma significante o impacto negativo da substância no mundo.

Exemplos de fluidos à base de hidrofluorolefina:

      • O R-1234yf, utilizado para substituir o R-134a como refrigerante em aparelhos de ar de automóveis, é dos principais exemplos desse tipo de gás. Ele já está sendo altamente utilizado na Europa e nos Estados Unidos.

      • O R449A foi desenvolvido para substituir o R404A. Esse fluido, que é uma mistura entre o R32, R125, R1234yf e R134a, tem se tornado comum em supermercados que buscam um refrigerante de baixo efeito climático e melhor performance.

Vantagens do Retrofit – R404A para o R449A:

O Retrofit é a atualização dos equipamentos e instalações visando melhorar a operação dos aparelhos. Quando essa mudança é feita para viabilizar que o ar condicionado funcione com o R449a, as principais vantagens são:

      1. Diminuição da emissão de carbono;
      2. Economia de energia;

Você já conhecia o HFO? Esse gás promete ser uma grande revolução no setor de refrigeração. Busque sempre qualificação para se manter vivo no mercado.

Em nossa página do Facebook, sempre postamos convites de palestras e cursos técnicos. Curta lá e fique sempre por dentro!

One thought on “HFO: Está Preparado para essa Inovação dos Fluidos Refrigerantes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *